Vereadora Ciça Müller apresenta projeto “Escola do Rio e do Mar” para Balneário Camboriú
Iniciativa valoriza saberes das comunidades pesqueiras e reforça identidade costeira da cidade.
Em reunião realizada nesta terça-feira (10/6), na Prefeitura de Balneário Camboriú, a vereadora Ciça Müller (PDT) apresentou o projeto Escola do Rio e do Mar, uma iniciativa voltada à valorização da cultura local, dos saberes tradicionais das comunidades pesqueiras e da preservação ambiental.
A proposta tem como objetivo fortalecer a identidade da cidade, historicamente ligada ao oceano e à vida costeira.
“A preservação da história e da cultura da nossa cidade, valorizando a comunidade pesqueira, as histórias dos pescadores, das marisqueiras, das descascadoras de camarão, os processos criativos na área da pesca, desde a confecção artesanal de rede, de cestaria, quais os períodos de peca por espécie, também sobre a construção de embarcações. Todos esses conhecimentos, agregados ao cuidado com a natureza, as histórias de pessoas nativas e as lendas da pesca na cidade, farão parte desse projeto que alia cultura, história e meio ambiente.”, afirmou a vereadora durante a apresentação.
Valorizando saberes locais
A Escola do Rio e do Mar pretende resgatar conhecimentos tradicionais, a culinária e o preparo do pescado, bem como histórias de vida das comunidades locais, tão importantes para economia local — pescadores, marisqueiras e descascadoras de camarão. Esse projeto também é o anseio da comunidade da Região Sul, e a Subprefeita da Barra, Grasiela Martins, deseja implementá-lo ainda este ano.
Exemplos que inspiram
Já existem em Santa Catarina cinco escolas semelhantes, conhecidas como escolas azuis, em cidades costeiras como Barra Velha, Bombinhas, Governador Celso Ramos, São José e Florianópolis. Essas iniciativas também se espalham por outros países.
Para Luciene Vieira, membro do Comitê ODS e delegada na Conferência Municipal do Meio Ambiente, que representou Balneário Camboriú em Brasília:
Somos uma cidade debruçada sobre o mar, que carrega suas praias no nome e alcança fama e reconhecimento graças a essa ligação profunda.
Luciene reforça que a valorização da natureza será essencial e trará compromisso com o presente e o futuro de nossas águas.
Educação e meio ambiente de mãos dadas
A educadora ambiental Carla Cravo foi uma das articuladoras do projeto e participou desde o início, inclusive nas visitas às unidades de Barra Velha e Bombinhas. Carla, que é nativa da Barra e defensora ambiental, acredita que a proximidade com esses saberes encantará os pequenos e transmitirá conhecimentos ancestrais e respeito ao meio ambiente.
A iniciativa será desenvolvida em parceria com a Subprefeitura da Barra, a Colônia de Pescadores, a Secretaria do Meio Ambiente, a EMASA, a Fundação Cultural e a Secretaria de Educação. A reunião contou com a presença da Prefeita Juliana Pavan e representantes da administração municipal.
Este café foi servido com informações da assessoria da vereadora Ciça Müller..