Mulher no comando

Vereador Ricardinho quer garantir autonomia da gestante no Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú

Iniciativa busca garantir o direito de escolha no parto, humanizar o atendimento e reforçar o respeito às gestantes no Hospital Ruth Cardoso.
Redação Café News
Foto: Divulgação.

O vereador Ricardinho colocou em pauta um projeto de lei e uma indicação que prometem mudar o atendimento às gestantes no Hospital Municipal Ruth Cardoso, em . A proposta assegura às mulheres o direito de escolher entre parto normal ou cesariana a partir da 39ª semana de gestação, com todas as informações necessárias para uma decisão segura e consciente.

Além da escolha do parto, o projeto também garante o direito à analgesia durante o trabalho de parto e exige que informações sobre métodos de alívio da dor sejam repassadas ainda no pré-natal. O texto também aponta medidas contra a violência obstétrica, reforçando que o atendimento deve ser digno e livre de práticas abusivas.

Implementação urgente

Paralelamente ao projeto, Ricardinho enviou uma indicação à prefeita para acelerar a implementação dessa autonomia no hospital. A iniciativa se baseia nas diretrizes do e na Resolução CFM nº 2.284/2020.

Não perca tempo e entre no nosso grupo do WhatsApp! Lá você recebe todas as novidades fresquinhas, direto da máquina de café, antes de todo mundo.

“Nosso objetivo é assegurar que a mulher seja a protagonista do seu parto, com toda a informação e apoio necessários para uma decisão consciente e segura. Queremos humanizar o atendimento, respeitar a autonomia da mulher e garantir um ambiente de acolhimento para mãe e bebê”, destacou o vereador Ricardinho.

As propostas também determinam a instalação de placas informativas no Hospital Ruth Cardoso e ações educativas para reforçar o respeito às escolhas das gestantes.

Continua após o anúncio

Quem leu essa matéria, também leu essas abaixo: