
O serviço de telemedicina BC + Saúde, oferecido pela Prefeitura de Balneário Camboriú, começou 2025 com uma novidade: até março, os pacientes poderão escolher o atendimento em inglês ou espanhol, além do português. A iniciativa busca facilitar o acesso à saúde para turistas e moradores, reduzindo a demanda nas unidades básicas e garantindo mais agilidade nos atendimentos.
Como funciona o atendimento?
O serviço é simples e acessível. Basta entrar em contato pelo WhatsApp ou telefone 0800 888 6556 e aguardar na fila virtual para uma chamada de vídeo com o médico. O tempo médio de espera é de até 10 minutos.
Para aqueles que não possuem smartphone ou internet em casa, as UPAs da Barra e Nações oferecem salas equipadas para a teleconsulta.
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Quem pode utilizar?
A consulta online é destinada a casos classificados como verde e azul, ou seja, sem urgência ou emergência – como sintomas leves de virose ou dor de cabeça.
Se o paciente for identificado como caso de urgência ou emergência (cores laranja e vermelha), ele será orientado a procurar uma unidade de saúde presencialmente.
Menos espera, mais eficiência
Segundo a Secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Aline Leal, cerca de 70% a 80% dos atendimentos nas unidades básicas são de pacientes sem urgência, que poderiam ser atendidos de forma mais rápida pelo BC + Saúde. “São casos que podem ser resolvidos com segurança na telemedicina, sem precisar esperar até duas horas em uma unidade presencial”, explicou a secretária.
Embora a recomendação seja utilizar o serviço digital, a decisão final fica a cargo do paciente.
Mais informações
- Secretaria de Saúde: (47) 3261-6200
- Secretaria Municipal de Comunicação: (47) 3267-7197