Turnê Cia Pé de Vento

Teatro gratuito com Vanderleia Will estreia em Balneário Camboriú

Projeto Circulando Por SC vai passar por sete cidades catarinenses com 21 apresentações e uma oficina de palhaçaria até julho de 2026.

Redação Café News 14 de janeiro de 2025

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A atriz Vanderleia Will, conhecida por sua irreverência e talento cênico, estreia o Projeto Circulando por SC – Turnê Cia Pé de Vento – Ano II, em Balneário Camboriú. Durante os próximos meses a atriz, com mais de 35 anos de anos dedicados às artes cênicas, vai fazer 21 apresentações gratuitas de três espetáculos, em sete cidades de Santa Catarina. Ainda durante o projeto, será promovida uma oficina de formação em palhaçaria. Todas as atrações são gratuitas.

A primeira apresentação será a partir das 14h da terça, dia 21 de outubro, na Praça do Pescador. Com classificação Livre, a atriz levará o espetáculo “Dona Bilica e o Boi de Mamão” para o público. Já na quarta, dia 22, o Teatro Bruno Nitz recebe duas apresentações: às 14h, os espectadores conferem “Dona Bilica Naquele Tempo”, voltado para maiores de 12 anos, o espetáculo terá intérprete de Libras, e às 20h, Vanderleia encena o solo “Desajustada”, indicado para maiores de 14 anos. Os ingressos para as apresentações no dia 22 devem ser retirados no Sympla, o link está disponível na bio do perfil @pedeventoteatro.

“O objetivo desse projeto, que é voltado para escolas, universidades, instituições e é claro, o público em geral, é de incentivar à democratização e o acesso à arte e à cultura. Bem como, promover a divulgação do teatro como ferramenta de inserção e inclusão social e desenvolvimento da cultura de um povo”, destaca Vanderleia.

Circulando por SC – Turnê Cia Pé de Vento – Ano II, é um projeto cultural realizado pela “Pé de Vento Cia de Teatro”, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o incentivo de Fort Atacadista.

Depois da programação especial no Litoral Norte, a temporada segue para o Sul do Estado, com apresentações nos dias 16 e 17 de novembro, em Criciúma. Os três espetáculos serão levados ainda para as cidades de Florianópolis, Brusque, Araranguá, Joaçaba e Imbituba. No @pedeventoteatro é possível acompanhar o calendário das apresentações.

Os espetáculos

O espetáculo “Dona Bilica e o Boi de Mamão” convida o público a mergulhar no universo das tradições da Ilha de Santa Catarina de forma divertida e emocionante. A irreverente Dona Bilica, personagem criada e interpretada pela atriz Vanderleia Will, conduz a plateia por histórias cheias de humor, sabedoria popular e encantamento, revelando costumes, lendas e memórias que fazem parte da cultura açoriana. Nesta montagem, que apresenta o Boi de Mamão, folguedo tradicional que reúne música, dança e personagens folclóricos como o Boi, a Bernunça, a Maricota e o Cavalinho, a atriz é acompanhada dos atores Aline Marques, Ju Freitas, Rodrigo Prestes e Vinicius Damian. A duração é de 50 minutos e classificação é Livre.

Em “Dona Bilica – Naquele Tempo”, a Dona Bilica abre as portas de sua casa para contar como era viver ‘Naquele Tempo’. Entre rezas e cantorias, ela volta ao tempo dos antigos e relembra a história de sua família, sua infância e juventude, conta causos que ouviu nos engenhos de farinha, histórias de bruxas e assombrações. Sempre com seu humor muito peculiar, Dona Bilica nos lembra de costumes perdidos na memória de uma cidade em constante transformação. O espetáculo dirigido por Renato Turnes tem duração de 1h15min e a classificação etária é de 12 anos.

Já “Desajustada” é um espetáculo cômico e sem palavras que utiliza o ridículo exacerbado de uma mulher condicionada ao seu cotidiano para refletir sobre uma estrutura social limitante. Gags, pitadas de mágica, truques e pequenas ilusões, colaboram para apresentar o panorama de um território ora patético, ora bombástico, mas sempre sob os domínios da atriz e palhaça. Desde sua estreia em 2021, o espetáculo tem construído uma trajetória sólida em importantes festivais nacionais e internacionais. Criado por Vanderleia em parceria com a diretora Lily Curcio, da Cia Seres de Luz Teatro de Campinas/SP e a atriz Milena Moraes (Cia La Vaca/SC), que atuou como artista provocadora, o solo dura 50 min e a classificação etária é de 14 anos.

Quem é Vanderleia Will?

Vanderleia Will é atriz, palhaça, diretora e produtora cultural, com mais de 35 anos de trajetória artística. Fundadora da Cia Pé de Vento Teatro (1998), idealizou e realizou projetos como a Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica (Prêmio Funarte), o Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina e a criação do espaço cultural Circo da Dona Bilica, em Florianópolis/SC. Intérprete da personagem Dona Bilica, ícone da cultura popular catarinense, Vanderleia também é criadora e atua nos espetáculos: “Dona Bilica Naquele Tempo” (2014 - direção Renato Turnes), “Desajustada” (2021 - direção Lily Curcio – Fundo Municipal de Cultura e Prêmio Edital Elisabete Anderle 2020) e “A Mulher Invisível” (2025 - direção Renato Turnes - Prêmio Edital Elisabete Anderle 2024).

Em sua trajetória, já apresentou seus espetáculos em mostras e festivais no Brasil e no exterior, consolidando-se como referência na palhaçaria feminina. Sua pesquisa artística é voltada para a comicidade física e a palhaçaria feminina, com foco na valorização das mulheres palhaças e na reflexão sobre temas como etarismo, invisibilidade social e a violência contra a mulher.