Segurança nas Escolas

Simulado de evacuação mobiliza escolas em Balneário Camboriú

Treinamento foi promovido pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros com foco em situações de emergência nas unidades escolares.

Redação Café News 09 de janeiro de 2025

Foto: Divulgação/PMBC
Foto: Divulgação/PMBC

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Diretoria de Proteção e Defesa Civil, com o apoio do 13º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina (BBM), realizou, na quarta-feira (8), um treinamento de Simulado de Evacuação de Emergência, voltado a todos os colégios participantes do Programa Defesa Civil nas Escolas.

No total, participaram da iniciativa 15 escolas municipais, três da rede privada e uma escola estadual. A ideia de promover o treinamento surgiu a partir de um dos módulos do programa, que recomenda que as unidades escolares solicitem ao Corpo de Bombeiros a realização de simulados de emergência.

“Desde o início do ano estamos engajados com este programa nas escolas, junto com os alunos de sexto e sétimo ano, para desenvolver suas percepções de risco, conhecer as realidades geográficas, geológicas e meteorológicas da nossa cidade, e principalmente, saberem como agir. Com esse treinamento, uma das ações é o simulado, para que em caso de sinistro, eles saibam como agir. Hoje complementamos isso com professores, gestores e profissionais da educação, para que façam parte dessa estratégia”, destacou o diretor de Proteção e Defesa Civil de Balneário Camboriú, Coronel Aldo Baptista Neto.

Treinamento com foco em prevenção

O principal objetivo da ação é garantir que toda a comunidade escolar adquira conhecimentos básicos de prevenção e resposta a situações de emergência, capacitando multiplicadores dessas práticas de segurança.

“É muito importante promovermos essa capacitação, envolvendo edificações escolares que estejam sofrendo algum tipo de sinistro, principalmente os incêndios. Ao realizar isso com a comunidade escolar, principalmente, com os atores principais, que são os alunos, prevenimos situações e reduzimos riscos dentro desse ambiente. Em toda ocorrência, é fundamental as pessoas saberem o que fazer para se protegerem e a terceiros. Essa cultura de prevenção é um grande avanço para nossa comunidade”, enfatizou o comandante do 13º BBM, Tenente-Coronel BM Fabiano Leandro.

Formação para educadores

Ao todo, 34 participantes entre professores, supervisores e gestores escolares receberam a formação, ministrada pelo Subtenente Evandro, do setor de Instrução e Ensino (B-5) do 13º BBM, em conjunto com o diretor do Programa Defesa Civil na Escola, Josemir Reis.

Este café foi servido com informações do jornalista Mateus Silva.