
As musicistas Bárbara Kristensen, Marcela Backer e Natália Pereira realizam em junho e julho, a circulação do show “Rezo” por quatro cidades de Santa Catarina. Elas são autoras do disco homônimo, inspirado em manifestações populares que valorizam patrimônios imateriais catarinenses. O trio se apresentou em Ilhota no último sábado (21), nesta quinta-feira (26), às 14h, estará em Canelinha, no Clube de Idosos Escritora Julia, e na sexta-feira (27) segue para Joinville, com mais uma apresentação aberta ao público e com entrada gratuita.
O projeto de circulação contemplará ainda apresentações em Joinville e Navegantes, em datas e locais que serão divulgados em breve. A iniciativa, assim como o álbum concebido pelo trio com direção musical de Ana Paula da Silva, celebra as tradições culturais populares catarinenses, em especial as femininas, e tem papel fundamental na preservação e disseminação dessa herança cultural única.
O trabalho vem sendo desenvolvido desde 2021, quando Bárbara e Natália iniciaram um processo de pesquisa de repertório. No mesmo ano, durante o Festival Semente Boa, em Navegantes, as duas musicistas realizaram um pocket show com cantigas, algumas inclusive autorais. Ainda em 2021, elas desenvolveram o Projeto Cangoma, uma residência que buscou a pesquisa e a experimentação artística em repertório de cultura popular e patrimônio imaterial. O estudo consistiu em um mergulho nas cantigas das manifestações brasileiras, em especial as realizadas por mulheres – lavadeiras, rendeiras, benzedeiras, plantadeiras – e da tradição oral como a capoeira, o boi de mamão, o jongo, o vissungo, o samba de roda, o samba de bumbo, o catumbi, o terno de reis e a ratoeira.
Não perca tempo e entre no nosso grupo do WhatsApp! Lá você recebe todas as novidades fresquinhas, direto da máquina de café, antes de todo mundo.

Em 2022, juntou-se à dupla a violonista Marcela Backer, que agregou os instrumentos de cordas dedilhadas ao trabalho. Desse processo, foram recolhidas canções de domínio público e desenvolvidas canções autorais que compõem o disco. Juntas, Bárbara, Marcela e Natália cantam, tocam e (re)criam, mergulhadas em um processo constante de pesquisar, buscam traduzir e dar visibilidade às tradições.
“Essas tradições perpassam gerações e carregam pedaços essenciais da nossa herança. Nosso projeto lança luz sobre a importância da preservação desses patrimônios imateriais, o papel das mulheres nessas tradições e na representatividade feminina na música”, ressalta Bárbara Kristensen, musicista e proponente do projeto.
Todos os shows da circulação têm acessibilidade em libras. O projeto “Rezo – Patrimônios Imateriais por Santa Catarina” é realizado com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

Quem são as artistas
Bárbara Kristensen é musicista, mestra em Educação (IFC, 2023), percussionista formada pelo Conservatório de Música Popular de Itajaí, educadora desde 2002 e produtora cultural desde 2008. É autora do livro Capoeira Afinada, produtora do disco Sons da Capoeira – Ecos de Santo Amaro e integrante de projetos como Cangoma e os coletivos Ecos de Santo Amaro e Ayomidê. Desde 2021, é consultora em cultura no consórcio CIM-AMFRI.
Marcela Backer é compositora, arranjadora, violonista, professora e produtora cultural. Mestre em Música pela Udesc, possui licenciatura e bacharelado em Música, com ênfase em violão. Atua na educação musical desde 2015 e tem trajetória marcada por pesquisas, publicações e projetos ligados à cultura popular. Fundadora do Duo Backer, com dois discos lançados, um deles entre os 100 melhores da música brasileira de 2014. É autora do livro infantil “Ukule… o quê?” e idealizadora do teatro musical MALFATTI.

Natália Pereira é cantora, compositora e produtora cultural, formada em Canto e especialista em Educação Musical. Desde 2015 integra a Cia Experimentus Teatrais e é idealizadora do Festival Cultura Popular – Formação e Partilha. Produziu o espetáculo e CD “Vem ver nosso boi brincar”, em homenagem a seu avô, o mestre popular Arnoldo Cueca, cuja memória também celebra no livro “Cantigas do boi de mamão catarinense” e na plataforma “Memorial Arnoldo Cueca”.
Fique por dentro
- O quê? Show Rezo, por Bárbara Kristensen, Marcela Backer e Natália Pereira
- Quando? Dia 26 de junho (quinta-feira), às 14h
- Onde? Clube de Idosos Escritora Julia – Rua Francisco Damião Garcia, s/n – Bairro Moura, Canelinha/ SC
- Entrada Franca e aberta ao público
Este café foi servido com informações da jornalista Natália Uriarte Vieira.