Semana da Criança movimenta escolas de Balneário Camboriú com atividades criativas
Unidades da Rede Municipal de Ensino celebraram a data com brincadeiras, oficinas, piqueniques e desfiles de mochilas personalizadas.
Entre as atividades promovidas durante as comemorações da Semana da Criança na Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú, o que não faltou foi criatividade. Ao longo dos dias que antecederam o Dia das Crianças, comemorado neste domingo (12), as unidades escolares promoveram uma programação recheada de brincadeiras e diversão.
As experiências promovidas nos Núcleos de Educação Infantil (NEIs) e nos Centros de Educação Municipais (CEMs) tiveram como objetivo estimular a expressão artística, o movimento, o pensamento crítico e o contato com a natureza.
Do piquenique ao “cabelo maluco”, cada unidade escolar estabeleceu sua própria agenda, respeitando o propósito da Semana da Criança: o mergulho em um universo de descobertas, imaginação e brincadeiras que celebram a criatividade e a energia de cada criança.
A “Mochila Maluca”, por exemplo, rendeu um desfile de criatividade em algumas unidades. Crianças de várias idades se empenharam para levar à escola mochilas diferentes: pacote de salgadinho, ventilador, casa de boneca, cesto de roupas e até uma réplica de máquina de lavar roubaram a cena.
Anna Clara Moreno, aluna de 11 anos do CEM Professor Antonio Lúcio, foi a responsável pela mochila em forma de lavadora de roupas. Além dela, o irmão de 8 anos levou um robô como mochila.
“Foi muito difícil, tivemos que sair para comprar as coisas, minha mãe ajudou nas colagens e o resto a gente que fez”, disse.
O que também não faltou durante a semana em toda a Rede Municipal de Ensino foram os lanches especiais. No NEI São Judas Tadeu, por exemplo, a turma do Jardim I aproveitou para colher amoras de um pé existente na unidade e as transformou em uma geleia para adoçar o momento de integração.
Teatros, “cineminha” na escola, receitas feitas pelos próprios alunos, jogos, caça ao tesouro, festas à fantasia, pintura facial e até show de talentos integraram as diferentes programações na Rede Municipal de Ensino.
“Os professores e as equipes pedagógicas estão de parabéns pelo trabalho feito durante a Semana da Criança. As atividades realizadas serviram não apenas para alegrar os alunos momentaneamente, mas para promover experiências que se lembrarão para o resto da vida”, avalia a secretária de Educação de Balneário Camboriú, Maria Ester Menegasso.
Este café foi servido com informações de Beatriz Nunes - Secretaria de Comunicação de Balneário Camboriú.