Gestão Pública

Secretário da Fazenda debate inovação e equilíbrio fiscal em Balneário Camboriú

Evento reuniu lideranças regionais para discutir estratégias modernas na administração pública e novas matrizes econômicas.

Redação Café News 10 de janeiro de 2025

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma parceria entre as prefeituras de Balneário Camboriú e Camboriú levou ao Teatro Bruno Nitz, nesta quinta-feira (9), o secretário de Estado da Fazenda de Santa Catarina, Cleverson Siewert. O encontro teve como foco a apresentação de um panorama da economia catarinense, com destaque para a gestão orientada por dados, equilíbrio fiscal e a abertura a novas matrizes econômicas.

Gestão conectada ao futuro

“Receber um evento dessa natureza reforça o nosso compromisso com a gestão pública moderna e responsável, conectada às inovações, sem esquecer das necessidades da população”, afirmou a prefeita Juliana Pavan.

A prefeita destacou também a importância do equilíbrio entre o social e o fiscal para garantir políticas públicas sustentáveis.

“Não existe política pública sólida sem responsabilidade fiscal. O social e o contábil precisam andar de mãos dadas, com decisões baseadas na realidade financeira de cada município”, completou.

Inovação e novos caminhos

A secretária da Fazenda de Balneário Camboriú, Magda Bez, reforçou a necessidade de o município se preparar para as novas matrizes econômicas, frente à Reforma do Consumo.

“A aposta em tecnologia, inovação, atração de novos negócios e negócios inovadores. É isso que precisamos ter em mente para tornar Balneário Camboriú uma referência em atratividade e investimentos”, disse.

Dados como combustível

Durante a palestra, Siewert destacou que transformar dados em informação deve ser uma prática permanente no setor público, tanto quanto já é na iniciativa privada.

“Os dados viraram o novo petróleo, com uma diferença: o petróleo é finito; os dados, não”, disse.

O secretário também apontou a necessidade de acelerar investimentos em ciência, tecnologia e qualificação técnica para manter a competitividade no novo sistema tributário.

“Embora o agronegócio gere cerca de um milhão de empregos diretos e indiretos, precisamos entender que o futuro também demanda outras fontes de recursos com maior valor agregado”, explicou.

Quem é o palestrante

Natural de Joinville, Cleverson Siewert é engenheiro civil pela UFPR e pós-graduado pela FGV. Com passagens pela Tigre S.A. e Celesc, onde foi diretor-presidente, Siewert acumula experiência na administração pública, especialmente na Secretaria de Estado da Fazenda de SC, onde voltou a atuar em 2023. Foi, inclusive, o secretário da Fazenda mais jovem do Brasil, aos 33 anos.

Em anexo, sonoras do Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, e da Secretária Municipal da Fazenda, Magda Bez.

Este café foi servido com informações da Assessoria da Prefeitura de Balneário Camboriú.