Cultura e Educação

Samba da Antonieta leva concertos didáticos às escolas de Itajaí

Projeto promove apresentações musicais em três unidades municipais no dia 13 de outubro, com foco na valorização do samba e da cultura brasileira.

Redação Café News 10 de janeiro de 2025

Foto: Divulgação/Sabrina Stahelin
Foto: Divulgação/Sabrina Stahelin

O grupo Samba da Antonieta, um dos mais tradicionais de Santa Catarina, realiza no dia 13 de outubro uma série de concertos didáticos em escolas públicas de Itajaí. As apresentações fazem parte do projeto “Samba da Antonieta nas escolas”, que busca difundir a história e a importância do samba entre crianças e adolescentes da rede municipal.

O que vai acontecer

As apresentações serão realizadas em três unidades: às 10h30 na Escola Básica Gaspar da Costa Moraes (Fazenda), às 13h30 na Escola Básica Maria Dutra Gomes (Dom Bosco) e às 15h30 na Escola Básica João Paulo II (Cordeiros).

Durante as apresentações, os músicos conduzem um passeio pela história do samba de raiz, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio imaterial brasileiro. Com música, diálogo e interação, o grupo apresenta instrumentos, curiosidades e convida as crianças a participarem da roda, experimentando os sons e o ritmo do samba.

Quem faz o som acontecer

O grupo é composto pelas cantoras Clara Raulino e Jandira Souza, pela percussão de Dôga Delatorre, Fabrício Gonçalves, Giovana Dutra e Leandro Banana, além de Raphael Galcer (violão) e Jean Leiria (cavaquinho). Natural de Itajaí e diretor artístico do projeto, Raphael Galcer destaca a importância da ação.

“Levar o samba às escolas é uma forma de manter viva a história desse gênero tão essencial para a cultura brasileira, e de mostrar às crianças que o samba é, antes de tudo, um espaço de convivência, diversidade e alegria”, afirma o músico.

Um legado que continua

Com mais de 25 anos de trajetória, o Samba da Antonieta mantém a tradição do samba em Florianópolis, realizando rodas gratuitas em espaços públicos que valorizam a diversidade e a inclusão. O grupo já se apresentou com nomes como Leci Brandão, Monarco e Bezerra da Silva, e foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina por sua contribuição à preservação da memória e da representatividade da mulher na cultura.

O projeto “Samba da Antonieta nas escolas” conta com patrocínio do Porto de Itajaí, da Autoridade Portuária do Porto de Santos, do Ministério dos Portos e Aeroportos e do Governo Federal.

Fica o convite

As escolas participantes receberão os concertos de forma gratuita, e a iniciativa reforça o papel da música como instrumento de educação e cidadania em Itajaí.

Agenda do Samba da Antonieta nas Escolas (Itajaí):

  • 10h30 – Escola Básica Gaspar da Costa Moraes (Fazenda)
  • 13h30 – Escola Básica Maria Dutra Gomes (Dom Bosco)
  • 15h30 – Escola Básica João Paulo II (Cordeiros)

Informações adicionais: (47) 99986-4106 – Natália Uriarte Vieira (assessoria de imprensa)

Este café foi servido com informações de Natália Uriarte Vieira – assessoria de imprensa.