Educação Ambiental

Projeto ambiental transforma sucata em instrumentos musicais no CEM Ariribá

Aproximadamente 80 alunos estão envolvidos na atividade, realizada com as turmas do 9° ano.

Redação Café News 17 de janeiro de 2025

Foto: Divulgação/PMBC
Foto: Divulgação/PMBC

O Centro Educacional Municipal (CEM) Ariribá trabalha a conscientização ambiental dos alunos por meio de um projeto inovador, que consiste na criação de uma banda musical com instrumentos feitos com sucata. A unidade de ensino possui uma longa história com a reciclagem e decidiu trabalhar o tema de uma forma diferente este ano.

Em uma saída de campo, nas praias agrestes da cidade, os alunos trabalharam com a coleta de sucatas. Depois de separar os objetos, veio a fase da construção dos instrumentos musicais. Cada estudante foi responsável por montar e decorar seu próprio instrumento.

O projeto é desenvolvido pelo gestor do CEM Ariribá, Fábio Cunda, pela professora de banda, Gabriele Schroeder Nunes, pelo professor de Artes, Felipe Lorea Vaz, pela professora de Geografia, Zuleide Graf Rocha, e pelo professor de História, Thiago Luiz Sebastiany.

Ao todo, foram construídos cinco tipos de instrumentos musicais à base de sucata, sendo eles pandeiros, chocalhos de mão, chocalhos fechados, caixas e tambores. Cerca de 80 alunos das turmas do 9° ano estão envolvidos no projeto.

Foto: Divulgação/PMBC
Foto: Divulgação/PMBC

A coleta das sucatas e confecção dos aparelhos durou cerca de 45 dias. Os instrumentos foram construídos inspirados no som real, sendo replicados com material reciclável.

“A parte musical é muito importante para o cognitivo do aluno. No começo, desenvolver esse lado criativo deles é mais difícil, pois nem todos têm noção de como funciona o instrumento. Mas, no momento em que você une eles em sala, explica como funciona a emissão daquele som, eles passam a se ajudar e se aproximam mais disso”, comentou Gabriele.

Fábio ressaltou que a escola já trabalha com material reciclável há alguns anos e que como professor, chegou a desenvolver barcos de garrafa pet e carrinhos de rolimã para os alunos.

“Eu acho fundamental a gente trabalhar essa conscientização ambiental e só vamos melhorando a cada ano que passa. Ainda temos outras ideias e projetos que não englobam apenas conteúdos e atividades dentro da escola. Isso, para o aluno, é fundamental até mesmo para aprender a trabalhar em equipe”, disse.

A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, destacou a importância de desenvolver projetos diferentes com os alunos, promovendo, além de educação ambiental, o lado social.

“Esse projeto é um excelente exemplo de como podemos integrar educação, arte e meio ambiente de uma maneira inovadora. A iniciativa está formando nossos alunos como cidadãos conscientes, além de fomentar o trabalho em equipe e a criatividade de cada um deles”, comentou.

Próximas apresentações

Um grupo de dez alunos do projeto se prepara para a primeira apresentação, marcada para o dia 2 de julho, em Itajaí (SC), durante a etapa regional da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

Foto: Divulgação/PMBC
Foto: Divulgação/PMBC

Além da conferência, os estudantes envolvidos com o projeto também devem participar do desfile de 7 de setembro e outros eventos municipais.

Este café foi servido com informações da jornalista Aysla Pereira.