Prevenção nas Escolas

Programa Defesa Civil na Escola alcança 900 alunos em Balneário Camboriú

Crianças do 6º e 7º ano participam de atividades de prevenção e resiliência nas escolas da rede municipal.

Redação Café News 08 de janeiro de 2025

Foto: Divulgação PMBC
Foto: Divulgação PMBC

O Programa Defesa Civil na Escola, promovido pela diretoria de Proteção e Defesa Civil de Balneário Camboriú em parceria com o governo estadual, está sendo desenvolvido com alunos dos 6° e 7° anos dos 15 Centros Educacionais Municipais (CEMs). Ao menos uma turma de cada escola está participando das atividades, que buscam estimular a cultura de prevenção e resiliência nas crianças.

Cerca de 900 alunos da rede municipal estão aprendendo a reconhecer situações de risco e a atuar em casos de emergência, por meio de conteúdos educativos integrados ao currículo escolar. Durante o ano, os alunos são convidados a pensar em soluções para os problemas identificados na localidade onde vivem, ampliando o impacto do programa para fora da escola e levando as informações para toda a comunidade.

Nesta semana, com a volta às aulas, iniciaram as entregas dos kits de materiais para apoio das atividades. Os alunos dos CEMs Giovania de Almeida e Alfredo Domingos da Silva foram os primeiros a receberem os kits, nesta quarta-feira (6).

Além dos CEMs, o programa também atende alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Na promoção das atividades, foi adotada uma linguagem adaptada, pois o ano letivo do CEJA dura apenas quatro meses.

No fim do ano letivo, será realizada uma cerimônia de formatura para os participantes, além da implantação de dois importantes núcleos em âmbito escolar: Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC) e Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC).

O objetivo dos núcleos escolares, segundo a direção do Programa Defesa Civil nas Escolas, é incluir a comunidade escolar nas ações de Defesa Civil, promovendo formação continuada e articulação com os órgãos de resposta e prevenção de desastres.

A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, destacou a importância de desenvolver ações preventivas com as crianças e adolescentes.

Foto: Divulgação PMBC
Foto: Divulgação PMBC

“Esse é um passo essencial para formar cidadãos mais conscientes, resilientes e preparados para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e outros eventos adversos. A parceria com o governo do estado reforça nosso compromisso em fortalecer a cultura de prevenção nos alunos, que saberão como agir com responsabilidade em situações de risco”, concluiu.

O diretor de Defesa Civil de Balneário Camboriú, Aldo Baptista Neto, comenta que o desenvolvimento do programa é fundamental.

“Ele fecha um ciclo de proteção e de ampliação da resiliência, pois a política pública de Proteção e Defesa Civil trabalha em um ciclo de cinco fases: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. As ações nas escolas estão dentro de uma política pública de ampliar a prevenção aos desastres, aumentando a capacidade das pessoas estarem preparadas e, principalmente, de compreenderem o tamanho de sua exposição e vulnerabilidade”, enfatizou.

Sobre o programa

Criado pela Defesa Civil de Santa Catarina, o programa Defesa Civil na Escola promove ações nas unidades de ensino sobre eventos climáticos adversos. Por meio da iniciativa, a secretaria busca reduzir danos, com estudos básicos sobre gestão de riscos e desastres. Além disso, aborda temas como meio ambiente, cidadania e segurança global.

O programa une teoria e prática, gerando aprendizagem aos alunos, que passam a estar preparados para lidar com situações delicadas envolvendo os fenômenos climáticos. Um dos símbolos do programa é o mascote Radar, que ajuda a transmitir as mensagens educativas de maneira lúdica e acessível.

Este café foi servido com informações da jornalista Aysla Pereira.