Fiscalização Ambiental

Operação fiscaliza pontos de coleta de recicláveis em Balneário Camboriú

Ação conjunta interditou dois dos seis estabelecimentos vistoriados na região sul da cidade.

Redação Café News 10 de janeiro de 2025

Foto: Divulgação/PMBC
Foto: Divulgação/PMBC

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Seseg), em conjunto com outros órgãos municipais e Polícia Militar, realizou na quinta-feira (9) uma operação de fiscalização de reciclados irregulares na região sul de Balneário Camboriú.

A ação contou com a participação da Guarda Municipal, Polícia Militar, e das secretarias de Saúde e Planejamento — através das vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e do setor de Fiscalização de Atividades Urbanas. O objetivo principal foi verificar locais denunciados como pontos de coleta de materiais recicláveis sem a devida regulamentação, incluindo a obrigatoriedade de alvará e o registro de entrada dos materiais.

“Visitamos seis estabelecimentos, dos quais dois foram interditados e dois notificados para regularização. A partir da regulamentação da recente Lei Municipal N° 5.094/2025, que regula esses locais, passamos a intensificar as fiscalizações. E um dos principais pontos a serem fiscalizados é a questão da origem dos materiais, que os proprietários desses locais têm que ter registrados”, afirmou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Major Geraldo Rodrigues.

As fiscalizações ocorreram nos bairros Nova Esperança e São Judas Tadeu e contaram com o apoio de mais de 20 profissionais.

“Essa ação integrada é importante para verificar a procedência desses materiais. Hoje, iniciamos com a fiscalização aqui na região sul, mas já há outras ações previstas para outros bairros da cidade, nos próximos dias, onde estaremos atuando para dar cumprimento à lei municipal”, destacou o diretor de Fiscalização de Atividades Urbanas, Artur Gayer.

A operação faz parte das medidas de reforço da segurança pública e do ordenamento urbano em Balneário Camboriú, que vem intensificando ações conjuntas para coibir atividades irregulares e garantir o cumprimento das leis municipais.

Este café foi servido com informações do jornalista Mateus Silva.