Reflexão Econômica

Na Semana do Trabalho, a palavra-chave é: Planejamento!

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é celebrado anualmente em 1º de maio e comemora a luta histórica dos trabalhadores por melhores condições de trabalho.
Maurício Santos
Foto: Divulgação.

O Dia do Trabalho ou é celebrado anualmente em 1º de maio e comemora a luta histórica dos trabalhadores por melhores condições de trabalho.

A nossa visão hoje precisa ir muito além da história contada ou interpretada: o mundo mudou, as relações são articuladas de múltiplas maneiras além das transformações ocasionadas com a tecnologia.

O mundo em 2025 é outro e, consequentemente, as formas e métodos de trabalho também.

Não perca tempo e entre no nosso grupo do WhatsApp! Lá você recebe todas as novidades fresquinhas, direto da máquina de café, antes de todo mundo.

Nesta nova realidade econômica, social e profissional: como está o Planejamento da humanidade?

Planejar financeiramente continua sendo o diferencial deste tempo. E mais do que nunca nos novos tempos.

O cenário econômico em 2025 é de diversos desafios tanto no âmbito global quanto no Brasil.

Para o Brasil, as projeções de crescimento econômico variam.

Enquanto o Boletim Focus estimava um crescimento de 2%, o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisara sua projeção para 2,5%.

Contudo, o especialista alerta para sinais de desaceleração. Muitos empresários estão revisando seus planos devido ao aumento do custo do dinheiro. Há preocupações com uma possível alta na inadimplência, especialmente entre pessoas jurídicas.

O mercado de câmbio brasileiro enfrentou uma desvalorização significativa em 2024, com o dólar encerrando o ano em R$ 6,18, uma alta de cerca de 27% em relação ao início do período.

Essa projeção depende de fatores como a ausência de recrudescimento fiscal por parte do governo.

Com 77% da população brasileira endividada em cheque especial e cartão de crédito, o aumento dos juros pode ter um impacto significativo na capacidade de consumo e investimento.

Apesar da baixa taxa de desemprego atual, é importante ficar alerta para a “armadilha da renda média”. Muitos brasileiros empregados recebem salários baixos, o que limita a capacidade de consumo e o crescimento econômico.

Com o aumento do custo do dinheiro e a revisão de investimentos por parte das empresas, existe o risco de aumento nas demissões, o que poderia alterar o cenário de pleno emprego.

A realidade brasileira e mundial desta primeira semana de maio confirma uma regra básica de toda Financeira: planejar o dia de amanhã!

Autor : Wilian Brambatti (Planejador e Mentor Financeiro, fundador da CONECTO)

Quem serviu esse café?

Maurício Santos

O Café Criativo é um convite à democracia: com arte, política e reflexão. Maurício dos Santos é Jornalista especializado em Marketing Político & Mestre em Gestão de Políticas Públicas. Criou o coletivo #CaféCriativo para divulgar movimentos culturais e hoje trabalha pela democratização da captação de recursos para Projetos Sociais

Aviso legal: O conteúdo acima é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando necessariamente a opinião do portal Café News. A publicação foi realizada por meio de colaboração voluntária e o conteúdo é de inteira autoria e responsabilidade do colaborador.

Continua após o anúncio

Quem leu essa matéria, também leu essas abaixo: