Educação Infantil

Mostra pedagógica celebra aniversário de Balneário Camboriú

Trabalhos de crianças da rede municipal estão em exposição no Paço Municipal até o dia 28 de julho.

Redação Café News 19 de janeiro de 2025

Foto: Divulgação PMBC
Foto: Divulgação PMBC

A Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Infantil, realiza uma mostra pedagógica em comemoração a semana de história e cultura de Balneário Camboriú, no Paço Municipal. A exposição “Redes que contam: a infância traduz a memória” reúne trabalhos realizados pelas crianças atendidas nos 27 Núcleos de Educação Infantil (NEIs), em homenagem ao aniversário de 61 anos da cidade.

A proposta teve como objetivo conectar as crianças com as histórias do município, narradas por antigos moradores de suas comunidades. Através disso, elas traduziram suas percepções por meio de textos coletivos, desenhos e outras estratégias de aprendizado desenvolvidas pelos educadores.

A mostra pode ser conferida no Paço Municipal, e estará exposta até o dia 28 de julho. Todos os núcleos estiveram envolvidos na proposta, que foi realizada, em sua maioria, por turmas de Jardim (crianças de 4 e 5 anos) e Maternal II (crianças de 3 anos).

A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, destaca que a proposta valorizou as pessoas que fazem parte da história da cidade e proporcionou às crianças conhecer mais sobre a comunidade.

Foto: Divulgação PMBC
Foto: Divulgação PMBC

“Celebrar o aniversário de Balneário Camboriú por meio do olhar das nossas crianças é uma forma sensível e poderosa de valorizar a história da cidade. A mostra pedagógica revela o quanto as crianças são capazes de interpretar o mundo ao seu redor com criatividade. Essa ação também reforça o papel fundamental dos educadores, que conduziram um trabalho que une cultura e identidade”, enfatizou.

A diretora do Departamento de Educação Infantil, Franciele Carvalho Taborda, explica que propostas como essa são importantes para que as crianças conheçam suas raízes.

“Propostas como essas são muito importantes, pois proporcionam às crianças acesso aos membros de suas comunidades e ao conhecimento que essas pessoas trazem consigo. Além disso, possibilita a percepção de que todos somos produtores de cultura e fazemos parte da história de nossa cidade. Essa é também uma forma de construir o sentimento de pertencimento cultural e dos territórios que habitamos”, destacou.

Ainda conforme a diretora, a ideia surgiu a partir do desejo de homenagear a cidade em seus 61 anos e, ao mesmo tempo, contribuir para o enriquecimento cultural e com as aprendizagens das crianças.

Este café foi servido com informações da jornalista Aysla Pereira.