Cultura e Longevidade

Mateada Gaúcha reúne escritores e 200 idosos em Balneário Camboriú

Evento comemorou os 61 anos da cidade com música, poesia e incentivo à leitura na Secretaria da Pessoa Idosa.

Redação Café News 18 de janeiro de 2025

Foto: Divulgação/PMBC
Foto: Divulgação/PMBC

A Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú realizou, na tarde desta quinta-feira (17), o Baile Mateada Tradição Gaúcha Especial, em comemoração aos 61 anos do município. Além do tradicional baile gaúcho, animado por música ao vivo no salão principal, o evento contou com a presença de escritores e membros da Academia de Letras de Balneário Camboriú.

Literatura em foco

O presidente da Academia de Letras de BC, Eudes Morais, destacou aos idosos a importância da leitura.

“Quem lê também aprende a escrever e a entender melhor o mundo”, afirmou.

O escritor também recitou um poema e realizou o sorteio de livros entre os participantes.

Valorizando o envelhecimento

O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, falou sobre os benefícios da leitura na vida dos idosos e os projetos futuros da Secretaria.

“Ler auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades, inclusive na saúde mental. Estamos sempre buscando formas de melhorar e ampliar os serviços da SPI. Em breve, teremos mais espaços para que nossos idosos possam usufruir”, completou.

Também participaram do encontro a presidente da Câmara Setorial de Literatura, Sibele Luz; a presidente da Academia de Ciências, Letras e Artes, Laura Porto; o vice-presidente da Câmara Setorial de Literatura, Willian Blake; o representante da Academia Independente de Letras, Luiz Kappel; e as escritoras Araci Salomoni (98 anos), Nana Yohanna e Erika Pontes. A iniciativa reuniu cerca de 200 pessoas.

Cultura toda semana

A Mateada Gaúcha é um encontro semanal que reúne o público 60+ todas as quintas-feiras, a partir das 14h, na sede da Secretaria da Pessoa Idosa (Rua 1822, nº 614 – Centro), com entrada gratuita. A SPI oferece, de segunda a sexta-feira, uma programação contínua de atividades voltadas ao bem-estar integral da população idosa, como oficinas, aulas e atendimentos individuais.

Este café foi servido com informações da jornalista Jeane Munaretti.

Foto: Divulgação/PMBC
Foto: Divulgação/PMBC