
Na última semana, a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú recebeu os resultados do simulado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2025. As provas foram aplicadas entre os dias 12 e 23 de maio, em 15 escolas do município. Ao todo, 26 alunos da rede municipal gabaritaram as avaliações de Português e Matemática.
O simulado foi aplicado pelo Departamento de Ensino Fundamental com 2.200 alunos de Balneário Camboriú, sendo 1.238 do 5º ano e 962 do 9º ano.
“Recebemos esses resultados com satisfação. Esse simulado vai além de um exercício avaliativo. Ele nos oferece dados concretos sobre o desenvolvimento das habilidades dos nossos alunos, ajudando a orientar o planejamento docente e a garantir intervenções mais assertivas”, disse a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso.
Conforme a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Sirlei Soares, o objetivo do simulado é verificar quais habilidades os alunos já dominam e quais habilidades ainda precisam ser desenvolvidas. Isso traz um novo olhar do professor para o seu planejamento.
Não perca tempo e entre no nosso grupo do WhatsApp! Lá você recebe todas as novidades fresquinhas, direto da máquina de café, antes de todo mundo.
“Nosso foco é sempre a aprendizagem, e o simulado, bem como os resultados, nos traz dados reais do que nossos alunos sabem e onde estão as maiores dificuldades. É uma oportunidade do professor rever seu planejamento em prol das necessidades do aluno”, destacou Sirlei.
Preparação para o Ideb
O simulado também busca preparar os alunos para as avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Secretaria de Educação do município seguiu o mesmo formato e utilizou as questões das avaliações dos anos anteriores. O simulado ocorrerá mais duas vezes ao longo deste ano.
Entenda o SAEB
O SAEB é um conjunto de avaliações que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica nacional e os fatores que podem interferir no desempenho dos alunos.
Este café foi servido com informações da jornalista Aysla Pereira.