Pega esse Mindset

Justiça condena Pablo Marçal a indenizar Boulos por fala sobre MTST

Marçal chamou Boulos de criminoso durante campanha e foi condenado a pagar indenização por danos morais.

Redação Café News 07 de janeiro de 2025

Foto: Internet.
Foto: Internet.

O ex-candidato Pablo Marçal (PRTB) foi condenado a pagar R$ 30 mil ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) por danos morais, após tê-lo acusado de comandar um “esquema criminoso” ligado ao MTST durante as eleições de 2024.

Decisão judicial foi anunciada no sábado

A sentença, assinada pelo juiz Anderson Cortez Mendes, afirma que Marçal denegriu a imagem e a reputação de Boulos ao fazer acusações sem provas em uma entrevista. Ele alegou que o MTST cobrava aluguéis irregulares de famílias em ocupações, o que não foi comprovado.

A Justiça entendeu que a fala afetou a honra do deputado e determinou também que o trecho da entrevista seja removido do ar. Se isso não ocorrer no prazo estipulado, os responsáveis podem pagar multa de até R$ 50 mil.

“A fala ultrapassa os limites da liberdade de expressão e fere direitos de personalidade”, destacou o juiz na decisão.

A defesa de Marçal tentou justificar as declarações com base na livre manifestação de pensamento, mas o argumento foi rejeitado. O político ainda pode recorrer da decisão.

Na disputa de 2024, Boulos ficou à frente de Marçal no primeiro turno por uma diferença de 60 mil votos e chegou ao segundo turno contra Ricardo Nunes (MDB), que foi reeleito.