Alistamento Militar 2025

Jovens nascidos em 2007 devem realizar o alistamento militar até 30 de junho

O procedimento deve ser feito exclusivamente de forma online, pelo portal do Exército Brasileiro.

Redação Café News 26 de janeiro de 2025

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Jovens nascidos em 2007, que já completaram ou vão completar 18 anos até 31 de dezembro deste ano, devem ficar atentos ao prazo para o alistamento militar de 2025. O procedimento deve ser feito exclusivamente de forma online, pelo portal https://alistamento.eb.mil.br, até o dia 30 de junho.

Após ter a dispensa aprovada, o alistado deve pagar uma taxa de R$ 6,31 para, então, requerer o certificado mediante o juramento à Bandeira Nacional.

A diretora da Junta de Serviço Militar de Balneário Camboriú, Beatriz Belarmino, reforça que o não alistamento gera uma série de impedimentos ao jovem (confira abaixo). “Por isso é importante ficar atento à data limite para o alistamento e não perder o prazo. Além de evitar as restrições, o alistamento militar é uma etapa muito importante na transição para a vida adulta e deve ser tratado com seriedade pelos jovens”, orienta.

**Quem tiver dificuldade de acesso à internet poderá se dirigir à Junta de Serviço Militar, onde há um computador disponível para realizar o alistamento. **O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia. A Junta está localizada na Avenida Marginal Oeste, nº 2.381, anexa à Secretaria de Segurança Pública.

Beatriz também lembra que quem perdeu o prazo de alistamento em anos anteriores pode regularizar sua situação mediante o pagamento de multa.

Impedimentos para quem não se alistar:

  • Solicitar ou prorrogar a validade do passaporte;

  • Obter título de eleitor;

  • Realizar matrícula em qualquer instituição pública de ensino, em todos os níveis;

  • Trabalhar como funcionário, empregado ou associado em instituições, empresas ou associações oficiais;

  • Assinar contratos com o Governo Federal, Estadual ou Municipal;

  • Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais ou matrícula para o exercício de qualquer função;

  • Inscrever-se em concursos públicos;

  • Exercer qualquer cargo público, seja por eleição ou nomeação.