
Projeto faz alunos da rede pública montarem, tocarem e repensarem o mundo a partir de uma obra interativa em madeira
As escolas públicas de Itajaí vão virar verdadeiros canteiros de imaginação nesta quinta e sexta-feira (24 e 25). É que o projeto “Laboratórios do corpo criativo: imaginários tridimensionais” vai colocar crianças do 1º ao 3º ano para brincar e criar com a obra interativa “Canteiro de Sobras”, da artista brasiliense Sofia Ramos.
A proposta é simples, mas poderosa: juntar arte, madeira e crianças. A obra é feita de peças que se encaixam e se transformam conforme a criatividade de quem mexe. Os pequenos montam e desmontam livremente, criando maquetes que expressam seus desejos, seus mundos e sua forma de ver a cidade.
Não perca tempo e entre no nosso grupo do WhatsApp! Lá você recebe todas as novidades fresquinhas, direto da máquina de café, antes de todo mundo.
Educação com afeto e imaginação
As mediações serão conduzidas pelas artistas Andréa Rosa e Deda Silveira, que levam o papo para além da estética. As sessões falam de arte contemporânea, tridimensionalidade e construção coletiva — tudo de um jeito sensível, lúdico e acessível.
“É fundamental que as crianças tenham a oportunidade de praticar a imaginação construtiva através da arte”, diz Deda Silveira. “A compreensão da realidade tridimensional exige olhares múltiplos, percepções e interações que só se desenvolvem pela experiência.”
O projeto é uma realização da Ativa Rede Educação e Cultura, associação itajaiense que conecta arte e educação com ações de impacto sociocultural. A iniciativa conta com patrocínio do Governo Federal e Ministério da Cultura via PNAB Itajaí, com apoio da Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí.
Onde e quando?
Na quinta (24), as mediações rolam na Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira, às 10h15, 13h e 15h15, com turmas do 1º e 2º ano. Na sexta (25), é a vez da EB Profª Maria Rosa Heleno Schulte, nos mesmos horários, com crianças do 2º e 3º ano.
Criança feliz é criança que pode imaginar com as mãos.