Obras na Cidade

Intervenções da macrodrenagem na Rua 1301 são apresentadas à comunidade em Balneário Camboriú

Moradores e comerciantes puderam esclarecer dúvidas sobre as obras, mudanças no trânsito e os impactos na rotina da região.
Redação Café News
Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú
Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

Em reunião realizada na noite desta segunda-feira (23), foram apresentadas à comunidade as intervenções da macrodrenagem na . O encontro serviu para esclarecer dúvidas de moradores e comerciantes em relação à obra, bem como as mudanças no trânsito, os prazos, as previsões de alteração e os impactos na rotina da região.

A comunidade pôde conhecer mais sobre a macrodrenagem, seus objetivos e sua importância para a prevenção contra enchentes, proteção da orla da praia e, consequentemente, redução dos transtornos para quem mora, trabalha e visita . Também foram explicadas as etapas da obra, desde a interdição da via até a instalação das galerias e das caixas de inspeção e captação de resíduos.

Como vai ficar o trânsito

A esteve presente para explicar as intervenções necessárias no trânsito durante o andamento dos trabalhos. A partir de quinta-feira (26), as vagas de estacionamento da Rua 1301 serão temporariamente bloqueadas para viabilizar o posicionamento das aduelas que compõem a galeria de drenagem.

Não perca tempo e entre no nosso grupo do WhatsApp! Lá você recebe todas as novidades fresquinhas, direto da máquina de café, antes de todo mundo.

Já na próxima segunda-feira (30), a Rua 1301 e o trecho da Avenida Atlântica em frente à via serão interditados para o tráfego de veículos. Durante o período, o desvio será realizado pela Rua 1131, com passagem pela Avenida do Estado e retorno à Avenida Atlântica pela Rua 1401. Conforme a obra avance, trechos da via serão liberados para acesso dos veículos aos edifícios.

A circulação de pedestres permanecerá liberada, garantindo o acesso às calçadas, edifícios e comércios da região. Também serão feitos desvios provisórios de pedestres e ciclistas pela praia.

Na ocasião, foi reiterado que, durante as obras na via, o abastecimento de água e esgoto da região poderá ser temporariamente interrompido, para garantir a segurança dos trabalhadores e da rede durante a intervenção.

Benefícios para moradores

Ficou acordado, ainda, que as pessoas diretamente impactadas pela interdição poderão utilizar as vagas da Estacionamento Rotativo sem custo durante os dias de bloqueio, mediante o uso de um voucher exclusivo. O processo de cadastro e distribuição dos vouchers será realizado pelos síndicos dos edifícios.

Um grupo de WhatsApp foi criado e disponibilizado para o compartilhamento de informações relacionadas às intervenções, com atualizações sobre o trânsito, água, esgoto, entre outras mudanças ao longo dos trabalhos.

“Entendemos que toda obra causa transtornos e estamos aqui justamente para trazer esclarecimentos e manter esse diálogo transparente com os moradores e comerciantes, explicar cada passo e mudança necessários. Nosso objetivo é fazer as intervenções de forma ágil e contínua para minimizar estes transtornos e para que o tráfego e o acesso sejam restabelecidos o mais rápido possível”, destacou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, .

Outras ruas também terão obras

Além da Rua 1301, intervenções também serão necessárias nas ruas 1001, 51 e 1400, além da Avenida Alvin Bauer e trechos da Avenida Atlântica, conectando a nova galeria da Praia Central às existentes. As frentes de trabalho avançarão de forma paralela, para que as obras sejam concluídas antes do início da temporada.

Entenda a macrodrenagem

A obra integra a maior macrodrenagem urbana em andamento no Brasil, que já conta com mais de 500 metros de aduelas instaladas na faixa de areia da Praia Central. A galeria subterrânea terá 2,4 quilômetros de extensão, conectando a Rua 2000 ao , na etapa Norte. O sistema, que inclui extravasores de segurança, vai aumentar significativamente a capacidade de escoamento da água da chuva, reduzindo de forma expressiva o risco de alagamentos na região central da cidade.

Este café foi servido com informações da .

Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú
Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú
Continua após o anúncio

Quem leu essa matéria, também leu essas abaixo: