
O Porto de Itajaí voltou à pauta do governo federal. Nesta quinta-feira (17), o superintendente João Paulo Tavares Bastos esteve em Brasília e saiu otimista de uma reunião com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR). O encontro, com o assessor técnico Julio Cesar de Sousa Dias, rendeu sinalizações positivas para projetos que prometem destravar gargalos históricos do terminal.
Entre as propostas apresentadas estão o reforço na dragagem, a remoção do navio Pallas, a revitalização do Molhe de Navegantes, obras na bacia de evolução e até a construção de um píer para navios de cruzeiro.
“Vamos manter reuniões de trabalho com a Secretaria Nacional de Portos para avançar nos projetos de melhorias em infraestrutura, dragagem e turismo portuário, que beneficiam não só o Porto de Itajaí, mas todo o Complexo Portuário e melhoram a economia do município”, destacou João Paulo.
Governo já pagou dívida deixada
Desde o início do novo mandato, o governo federal assumiu compromissos diretos com a retomada da competitividade do porto. Uma das ações mais expressivas foi o pagamento de R$ 48 milhões em dívidas herdadas de gestões anteriores, referente à dragagem de manutenção, além da assinatura de um contrato emergencial para garantir a continuidade do serviço.
Não perca tempo e entre no nosso grupo do WhatsApp! Lá você recebe todas as novidades fresquinhas, direto da máquina de café, antes de todo mundo.
Também participaram da reunião o chefe de gabinete Arthur Pereira, o diretor de Engenharia André Leme da Silva Fleury Bonini e o coordenador de Obras e Projetos Cezar Luciano da Fonseca Prux.