Feiras em BC

Fundação Cultural testa feira na orla da Praia Central em BC

Evento-piloto ocorreu durante o Arrancadão de Canoas Artesanais e reuniu feirantes com artesanato, gastronomia e música ao vivo.

Redação Café News 06 de janeiro de 2025

Foto: Divulgação/Fundação Cultural
Foto: Divulgação/Fundação Cultural

Aproveitando o sucesso das feiras livres em Balneário Camboriú, a Fundação Cultural está estudando a criação de uma feira na orla da Praia Central. Para testar a aceitação do público, a primeira feira itinerante da orla ocorreu sábado e domingo (2 e 3), durante o 7º Arrancadão de Canoas Artesanais.

Foto: Divulgação/Fundação Cultural
Foto: Divulgação/Fundação Cultural

Com artesanato, gastronomia local e música ao vivo no trecho revitalizado da orla (entre as ruas 4400 e 4600), a feira itinerante foi piloto e reuniu 13 feirantes, das 11h às 22h. De acordo com o diretor de Artes da Fundação Cultural, Ed Rocha Jr, o evento atendeu a pedidos de feirantes. Para ajudar nos estudos de implantação do evento, Ed visitou feiras em outros locais, inclusive as tradicionais da orla de Santos, no litoral de São Paulo.

Foto: Divulgação/Fundação Cultural
Foto: Divulgação/Fundação Cultural

“A feira na orla no fim de semana foi um sucesso, realizada com muito cuidado e responsabilidade. É um pedido dos feirantes de anos e, mais uma vez, através da escuta que nós estamos fazendo com os feirantes, podemos concretizar com um evento-piloto para visualizarmos quais são as possibilidades de tornar a feira na orla fixa no município. A primeira feira foi feita com muita pesquisa. Fiz visita técnica em diversas feiras e, inclusive, nas feiras de Santos, para entender como funcionam as feiras privadas e públicas que acontecem na orla e poder saber de que forma a gente pode aplicar a ideia em Balneário Camboriú. O resultado foi muito positivo, não apenas os feirantes ficaram felizes, mas também a população, e principalmente, os moradores da Barra Sul”, diz Ed.

Balneário Camboriú tem duas feiras fixas promovidas pela Fundação Cultural - a Feira da Cultura, que ocorre aos sábados, das 9h às 15h, na Praça da Bíblia, e a Feira da Barra, realizada aos domingos, 10h às 16h, na Praça do Pescador. A cidade conta também com a tradicional Feira da Rua 200 aos sábados e quartas-feiras, das 7h às 12h, no Boulevard Rua 200, na lateral do Teatro Municipal Bruno Nitz.

Foto: Divulgação/Fundação Cultural
Foto: Divulgação/Fundação Cultural

Além dessa programação fixa, na alta temporada são promovidas feiras de verão. Também como teste, a Fundação Cultural realizou a Feira Noturna na Praça da Bíblia em 10 de julho, concomitantemente com outro evento, que era comemorativo ao aniversário da cidade. Com novos eventos como esses, a intenção é, além de ampliar o calendário de feiras da cidade, diversificar os espaços de cultura e lazer.

Este café foi servido com informações da jornalista Silvana de Castro.