Feirantes aprovam criação de entidade representativa no 2º Papo de Feira em Balneário Camboriú
No encontro realizado no Teatro Municipal Bruno Nitz, foi aprovada a criação da Associação dos Feirantes de Balneário Camboriú.
Feirantes de Balneário Camboriú participaram do 2º Papo de Feira na tarde desta quarta (18). No encontro, ocorrido no Teatro Municipal Bruno Nitz, foi aprovada por unanimidade a criação da Associação dos Feirantes de Balneário Camboriú.
Promovido pela Fundação Cultural, o evento reuniu 54 feirantes das feiras da Praça da Bíblia e da Praça do Pescador. Com suporte jurídico da Fundação Cultural, o início do processo associativo entrará na fase de análise e estudo do estatuto da nova entidade representativa. Também estiveram em discussão outros assuntos.
De acordo com o diretor de Artes da Fundação Cultural, Ed Rocha Jr, o encontro marcou um novo capítulo na história das feiras, principalmente com a aprovação da entidade representativa.
“O encontro reforçou o compromisso da Fundação Cultural com o fortalecimento da economia criativa, a valorização do feito à mão e o incentivo ao protagonismo dos feirantes como agentes ativos da cultura e da ocupação qualificada dos espaços públicos de Balneário Camboriú”, enfatiza Ed.
Próximos passos para os feirantes
- Arraial na Praça da Bíblia, que contará com a presença das feiras e atrações culturais (com data a ser definida);
- Ampliação do projeto Música na Feira, com incentivo à presença de artistas locais;
- Estreia da primeira empresa patrocinadora de tendas, por meio do Edital de Apoio Cultural da Fundação Cultural, que prevê a doação de tendas padronizadas com contrapartida publicitária;
- Participação dos feirantes nas principais festas de inverno do município, como a Festa da Tainha, Festa dos Pescadores, Arrancadão e a festividade do Bom Sucesso;
- Demanda pela retirada do antigo espaço do “Pipi Dog” na Praça da Bíblia — atualmente inutilizado e foco de reclamações —, para possibilitar a expansão da feira e a criação de uma segunda área de alimentação no local.
Este café foi servido com informações da jornalista Silvana de Castro.