Enfermeiros de Balneário Camboriú são capacitados para inserção de diferentes tipos de DIU
Curso em Brasília prepara profissionais da Saúde para ampliarem o atendimento com novos tipos de dispositivos intrauterinos.
Colaboradores da secretaria de Saúde de Balneário Camboriú participaram, na última semana, de uma capacitação sobre inserção de diferentes tipos de Dispositivos Intrauterinos (DIUs). Durante o curso, realizado em Brasília (DF), os enfermeiros João Vitor Moreira, Larissa Scheeren Thomas e Priscila Pimentel Costa, vinculados ao Departamento de Apoio Técnico Assistencial (Data), aperfeiçoaram seus conhecimentos em relação à retirada do dispositivo e a como realizar a ultrassom após a inserção do DIU.
Capacitação com foco na prática
O objetivo, conforme explica a secretária de Saúde, Aline Leal, é preparar os profissionais para atuarem de forma completa no município, oferecendo um serviço mais amplo e seguro à população.
“Estamos planejando a compra de três aparelhos de ultrassom para serem utilizados durante a inserção dos DIUs, para que os enfermeiros possam conferir, em tempo real, se o dispositivo está bem inserido. Além disso, pretendemos também oferecer às mulheres outros tipos de DIUs, além do de cobre”, afirma Aline.
Novas opções para quem precisa
Isso porque, segundo a secretária, tem pacientes que não podem colocar o DIU de cobre.
“Importante ressaltar também que para mulheres com endometriose o Ministério da Saúde irá disponibilizar, em breve, os DIUs hormonais. Então, quando tivermos essa liberação, nossos enfermeiros já estarão aptos a fazer a inserção”, pontua.
Referência na capacitação
Para os enfermeiros, a capacitação foi muito positiva.
“Estamos nos sentindo mais seguros para a prática clínica e felizes em poder melhorar o acesso das pacientes ao SUS. Balneário Camboriú está à frente no projeto de capacitações de DIU por enfermeiros, pois já temos mais de 60 profissionais habilitados para a prática de DIU de cobre, então será mais um passo positivo podermos dividir com os colegas a inserção de outros tipos de DIUs”, argumenta a enfermeira Priscila.
Este café foi servido com informações da jornalista Kassia Dalmagro.