Emasa realiza palestra sobre prevenção ao câncer de mama em Balneário Camboriú
Atividade em alusão ao Outubro Rosa reuniu servidoras e voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) realizou, nesta quarta-feira (15), uma palestra em alusão ao Outubro Rosa, voltada às servidoras da autarquia. O encontro aconteceu no auditório da Gerência de Educação Ambiental e foi conduzido por voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Camboriú, que falaram sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Olhares atentos e muita escuta
As palestrantes Letícia Darossi, Iolemari Grando e Sandra Marcon Massotti compartilharam informações sobre sinais de alerta, fatores de risco e a importância do autoexame e da mamografia regular. Durante a atividade, reforçaram que a detecção precoce é o principal fator para aumentar as chances de cura.
O diretor administrativo e financeiro da Emasa, Sérgio Luís de Souza, destacou a importância da iniciativa.
“Não somente no mês do Outubro Rosa é importante conscientizar, mas sempre devemos nos preocupar e alertar sobre essas questões de saúde. Proporcionar eventos como este é uma forma de cuidar das nossas servidoras e valorizar a saúde de todas”, ressaltou.
A gerente de Educação Ambiental interina, Caroline Laurêncio, também comentou sobre a ação.
“Trazer uma palestra com pessoas engajadas, como as voluntárias da Rede Feminina, é um ato de cuidado e alerta. Essas iniciativas fortalecem a cultura de prevenção dentro da Emasa e reforçam o compromisso da autarquia com o bem-estar de suas colaboradoras”, afirmou.
Outubro é rosa por aqui
Durante todo o mês de outubro, a Emasa também adotou o rosa como cor principal em seu site oficial, em apoio à campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar sobre o combate ao câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos.
Números que pedem atenção
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, representando cerca de 30% dos novos casos de câncer feminino a cada ano. A estimativa é de que, para o triênio 2023-2025, surjam mais de 70 mil novos casos anuais no país. A instituição ressalta que a mamografia é capaz de identificar tumores ainda em estágio inicial, o que eleva em até 95% as chances de cura.
Este café foi servido com informações da Assessoria de Comunicação da Emasa.