Cultura em Movimento

Edital Cultura Viva certifica e premia Pontos de Cultura em Balneário Camboriú

Fundação Cultural efetuou pagamentos e certificações a dez entidades e coletivos informais como Pontos de Cultura.
Redação Café News
Foto: Divulgação/Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Foto: Divulgação/Fundação Cultural de Balneário Camboriú

Nesta terça-feira (1º), a efetuou o pagamento das entidades e coletivos informais premiados pelo Edital Cultura Viva (001/2025/FCBC/PNAB). Dez entidades inscritas foram premiadas, cada uma com o valor de R$ 28.789,24, e certificadas como Ponto de Cultura.

Entre as premiadas, está a , entidade que completa 100 anos em 2025. Em 2018, a Colônia de Pescadores tornou-se o primeiro Ponto de , com reconhecimento do . Os demais selecionados pelo edital Cultura Viva foram , Grupo Percussivo , , , , , Centro de Tradições Gaúchas Barra Mansa, ABADÁ – Capoeira e Associação de Moradores e Proprietários de Imóveis da Praia do Estaleiro.

A premiação em dinheiro é pela contribuição já realizada, um reconhecimento a projetos, iniciativas, atividades ou ações. O prêmio tem natureza jurídica de doação sem encargo, ou seja, é pago diretamente ao contemplado, sem estabelecimento de obrigações futuras, sem exigência de contrapartida, sem necessidade de assinatura de instrumento jurídico e sem prestação de contas. O Cultura Viva é realizado com recursos do , repassados pelo Ministério da Cultura, por meio da (PNAB). Para Balneário Camboriú, foram destinados R$ 287.892,49.

Não perca tempo e entre no nosso grupo do WhatsApp! Lá você recebe todas as novidades fresquinhas, direto da máquina de café, antes de todo mundo.

Além de premiar entidades e coletivos informais com dinheiro e certificá-los automaticamente como Ponto de Cultura, o edital pré-certificou 22 entidades. O processo de certificação delas como Ponto de Cultura está em andamento pela Fundação Cultural.

“A certificação e premiação de Pontos de Cultura é uma iniciativa inédita, que vai ao encontro do nosso compromisso de democratizar o acesso à política cultural em Balneário Camboriú, levando as ações e, especialmente, o fomento das atividades para as comunidades, onde as pessoas vivem e, portanto, onde a cultura é produzida. Novos editais para Pontos de Cultura serão lançados ainda em 2025 neste sentido”, diz o diretor-presidente da Fundação Cultural, .

Conheça os premiados

  • ABADÁ – Capoeira Balneário Camboriú: Desenvolve aulas de capoeira e cultura afro-brasileira em projetos sociais e instituições de ensino.
  • Quilombo Morro do Boi: Comunidade autodeclarada quilombola que preserva tradições e busca reconhecimento territorial desde 2007.
  • Capoeira Cangaço: Oferece aulas de capoeira com foco na cultura afro-brasileira, conduzidas pelo mestre Curiango.
  • Colônia de Pescadores Z-7: Entidade centenária que representa pescadores e promove assistência e sustentabilidade pesqueira.
  • AME – Associação de Moradores da Praia do Estaleiro: Promove cultura local como a Festa da Tainha e projetos socioculturais.
  • Maracatu Nova Lua: Grupo percussivo fundado por remanescentes quilombolas, dedicado à preservação do Maracatu.
  • Totens de Laranjeiras: Coletivo que atua na preservação de sítios arqueológicos e promoção da cultura indígena.
  • Coletivo Artes em Conchas: Criado por artesãs do Bairro da Barra, transforma resíduos da pesca em artesanato sustentável.
  • AMOBATA – Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Taquaras: Desenvolve eventos culturais que resgatam a memória açoriana.
  • CTG Barra Mansa: Promove a cultura gaúcha por meio de oficinas, danças e culinária típica.

O que são Pontos de Cultura

Pontos de Cultura são “entidades jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, grupos ou coletivos sem constituição jurídica, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades”.

Este café foi servido com informações da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

Foto: Divulgação/Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Foto: Divulgação/Fundação Cultural de Balneário Camboriú
Continua após o anúncio

Quem leu essa matéria, também leu essas abaixo: