Antes do Wifi

Crianças vivem a Pré-História em projeto do NEI São Judas, em Balneário Camboriú

Atividade com fogueira, carvão e desenho em papelão levou crianças de 4 e 5 anos a entender como a escrita começou, em projeto que mistura arte e história no NEI São Judas Tadeu
Redação Café News
Foto: Divulgação.

Imagina aprender sobre os primeiros registros da humanidade assando marshmallows numa fogueira? Foi assim que as crianças do , em , mergulharam na Pré-História para entender de onde vem a escrita — e como ela evoluiu do risco na pedra até o digital.

O projeto “A Evolução e Tecnologia da Escrita – Do Risco na Pedra ao Digital” foi conduzido pelas mãos da professora e atelierista e da supervisora pedagógica , com apoio da diretora . A proposta faz parte do Programa de de Infância Integral e busca aproximar os pequenos de 4 a 5 anos das origens da comunicação, por meio de vivências sensoriais e criativas.

Fogo, carvão e expressão

A atividade começou com uma roda de conversa e avançou para o lado de fora da escola, onde os próprios alunos ajudaram a montar uma fogueira com galhos secos e pedras — tudo recolhido por eles mesmos. Além de observar o fogo, as crianças aproveitaram para aquecer marshmallows, como se estivessem mesmo em tempos antigos.

Não perca tempo e entre no nosso grupo do WhatsApp! Lá você recebe todas as novidades fresquinhas, direto da máquina de café, antes de todo mundo.

Foto: Divulgação.

O toque artístico veio depois. Os galhos queimados viraram carvão, e com eles, os pequenos puderam desenhar em folhas de papel kraft e pedaços de papelão, simulando as paredes das cavernas. As produções agora viram exposição ou são levadas para casa, como memória da experiência.

Um jeito lúdico de entender o mundo

A secretária de Educação, , destacou a importância de propostas como essa:

“Projetos como o do NEI São Judas Tadeu são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos, que puderam explorar a história de forma lúdica, simples e divertida.”

A diretora da unidade também celebrou a experiência:

“Conhecer a história da escrita desde os tempos remotos desenvolve na criança um conhecimento ímpar. A escrita é essencial para a expressão, o pensamento e o ato cultural de conhecer o mundo.”

A primeira etapa do projeto aconteceu na última semana, e novas atividades já estão programadas para contemplar todas as turmas da unidade. Um jeito leve, envolvente e cheio de carvão (literalmente) de aprender sobre o passado.

Continua após o anúncio

Quem leu essa matéria, também leu essas abaixo: