Crianças do NEI Ariribá visitam horta comunitária em Balneário Camboriú
Ação faz parte da Semana da Criança e estimula hábitos saudáveis desde os primeiros anos de vida.
Nesta terça-feira (7), crianças do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Ariribá visitaram a horta comunitária do Bairro das Nações. Lá, puderam fazer a colheita de hortaliças e um piquenique. Ao todo, 86 crianças de turmas que vão do berçário ao jardim II participaram da atividade nos períodos matutino e vespertino.
A atividade integra a programação do Dia das Crianças da unidade e deriva de uma ação desenvolvida pelo NEI e inscrita na 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Desde o início do ano, o núcleo vem desenvolvendo uma série de projetos pedagógicos integrados que valorizam a alimentação saudável, a relação com o meio ambiente e a aprendizagem por meio da experiência, da pesquisa e da arte.
Educação que alimenta
As ações visam ampliar a consciência das crianças e suas famílias sobre os hábitos alimentares, a origem dos alimentos e o respeito à natureza. Entre as atividades, os pequenos já fizeram cultivo de sementes, pinturas com tinta feita de beterraba e receitas com vegetais.
A iniciativa representa uma oportunidade para fortalecer práticas pedagógicas voltadas à promoção de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar, envolvendo toda a comunidade educativa – crianças, famílias, educadores e equipe gestora.
Protagonismo desde cedo
O objetivo é estimular o protagonismo infantil e o engajamento das famílias, promovendo o diálogo sobre o valor dos alimentos, os hábitos culturais, o combate ao desperdício e o incentivo ao consumo de alimentos no estado natural já nos primeiros anos de vida.
“O NEI Ariribá fez a inscrição no projeto em março e, desde então, vem desenvolvendo com as professoras, agentes de alimentação e a equipe gestora propostas que envolvem as crianças e as famílias no projeto. Vamos construir uma horta no núcleo, então marcamos esta visita para conhecer e mostrar para as crianças como funciona a horta e como acontece o processo de desenvolvimento de germinação da semente. Tudo isso para promover a alimentação saudável e também a sustentabilidade”, conta a gestora do NEI, Neiva de Souza Fernandes.
Jornada de Educação Alimentar e Nutricional
A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) ocorre desde 2017 no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e é executada pelo FNDE, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Seu objetivo é incentivar o debate e a prática de ações de Educação Alimentar e Nutricional no ambiente escolar, além de dar visibilidade às atividades já desenvolvidas nas escolas públicas de todo país.
Para as escolas participantes inscritas que concluem a jornada (80 horas de atividades), são disponibilizados o selo de conclusão e o Certificado de Menção Honrosa. Além disso, os 20 melhores relatos do Brasil são selecionados para compor o livro de cada edição. Neste ano, os primeiros resultados serão divulgados em novembro.
Este café foi servido com informações da jornalista Beatriz Nunes.