Castrações gratuitas de cães e gatos começam neste domingo em Balneário Camboriú
Vila Fortaleza terá prioridade no primeiro dia da ação com o CastraBus, que percorre bairros com serviços itinerantes.
A Prefeitura de Balneário Camboriú dará início às castrações gratuitas itinerantes de cães e gatos neste domingo (19), no Bairro São Judas Tadeu, próximo à entrada da Vila Fortaleza. Os procedimentos ocorrerão das 9h às 15h em um ônibus, o CastraBus, que vai ficar no Centro de Educação Municipal (CEM) Alfredo Domingos da Silva (Avenida Hermógenes Assis Feijó).
Para castrar o pet, o tutor deve cadastrá-lo por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSemXbjzHjxs86KX0ruFL9k-qvSEwpXyynWDZceDzst6U_pq7Q/viewform?usp=dialog ou pelo WhatsApp (47) 9982-1651. O cadastramento pode ser feito até quinta-feira (16), às 20h.
Primeiros atendimentos priorizam Vila Fortaleza
A prioridade do primeiro dia das castrações será a Vila Fortaleza, mas moradores de outros bairros poderão ser atendidos. Das 9h às 12h, os procedimentos serão feitos nos cães. E das 12h às 15h, nos gatos. O tutor deve seguir as orientações do período pré-operatório. O atendimento será feito conforme o cumprimento do tempo preparatório à cirurgia, mediante preenchimento do termo de autorização para a cirurgia. O procedimento dura cerca de 1h30.
Novo formato com o CastraBus
A castração itinerante é uma novidade prevista pelo Programa Castra Pet, lançado em setembro pela Prefeitura para o controle populacional de animais de estimação. Em vez das castrações ocorrerem em clínicas veterinárias, como em anos anteriores, o serviço será prestado sob a forma de campanha itinerante, em locais e datas definidos pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semam). O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento, Nelson Oliveira, destaca que o CastraBus estará nas demais regiões da cidade ao longo deste ano.
O que está incluso
No total, serão mil castrações de cães e gatos com até 30 quilos. Cada procedimento incluirá:
- Consulta e/ou avaliação pré-operatória
- Cirurgia com material esterilizado
- Microchipagem
- Medicação pós-operatória (antibiótico e anti-inflamatório por cinco dias)
- Fornecimento de roupa cirúrgica ou colar elizabetano
- Registro em prontuário clínico
- Atendimento pós-operatório (se necessário)
O investimento do Município é R$ 270.806, sendo R$ 96 mil arrecadados durante a Festa dos Amigos e repassados ao Fundo Municipal de Amparo aos Animais (Fama).
Identificação e cadastro
Todos os animais que passarem pela castração receberão um chip, que armazenará informações sobre eles. Também no domingo, uma equipe da Semam estará no CEM Alfredo Domingos da Silva para fazer o cadastro, em um sistema, dos dispositivos implantados.
Quem realiza
Os procedimentos cirúrgicos serão feitos pela MK Clínica Veterinária Ltda., primeira empresa habilitada no Edital de Credenciamento nº 002/2025. Conforme Nelson Oliveira, os detalhes do início das castrações foram discutidos em reunião com o Conselho Municipal de Proteção Animal (Compa), protetores convidados e a Semam.
“Com o início das castrações itinerantes, Balneário Camboriú dá mais um passo importante no controle populacional de cães e gatos e na promoção da saúde pública. O CastraBus simboliza uma gestão que leva o serviço até a comunidade, com eficiência, respeito e responsabilidade", diz o secretário Nelson Oliveira.
Pré-requisitos e cuidados
Os animais devem ter de quatro meses a oito anos de idade e pesar até 30 quilos. Raças como pug, spitz alemão e bulldogs não serão castradas nos mutirões, por exigirem exames prévios. Terão prioridade animais de tutores inseridos no Cadastro Único e de protetores.
No dia da cirurgia
- Jejum obrigatório
- Alimentar o cão às 6h e o gato às 9h
- Gato deve estar em caixa de transporte ou papelão (sem cobertas)
- Cão deve estar em guia e, se necessário, com focinheira
- Levar um cobertor
- Animal deve usar colar elizabetano ou malha cirúrgica após a cirurgia
Onde será
O CastraBus ficará estacionado no CEM Alfredo Domingos da Silva (Avenida Hermógenes Assis Feijó), das 9h às 15h, no Bairro São Judas Tadeu, próximo à entrada da Vila Fortaleza.
Este café foi servido com informações da jornalista Silvana de Castro.