Junho Violeta BC

Caminhada de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa movimentou mais de 200 pessoas em BC

Evento em alusão ao Junho Violeta reuniu diversas atrações na Praça Almirante Tamandaré.

Redação Café News 13 de janeiro de 2025

Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú
Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

No dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Em alusão à data, a Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú realizou uma caminhada na Avenida Atlântica na manhã desta sexta-feira (13), que deu início à uma programação com música, serviços de atendimento social e apresentações culturais.

A caminhada iniciou na esquina com a Rua 1500, sendo ecoado pelos participantes a frase “Violência, não! Respeito não se aposenta”. Mais de 200 pessoas participaram do evento, que reforçou a importância de proteger e amparar a população idosa do município.

Também estiveram presentes no evento agentes do programa Abraço ao Idoso, iniciativa da Prefeitura de Balneário Camboriú voltada à situações de violência contra idosos da cidade. A iniciativa atende situações de violências financeira, psicológica e física, negligência e abandono.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú
Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, destacou que o ato realizado na Avenida Atlântica, além de conscientizar, também buscou valorizar os idosos do município.

“Nós temos que valorizar a vida, e a SPI em Balneário Camboriú faz isso muito bem, levando a promoção ao idoso, a defesa do direito dos idosos e o acolhimento deles de uma maneira extraordinária”, afirmou.

O coordenador de Promoção e Integração da SPI, Guilherme André dos Santos, comentou que o evento também levou orientação à população.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú
Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

“Essa ação é de muita importância e relevância para nós que trabalhamos nesse órgão. A conscientização não é simplesmente só com a pessoa idosa, e sim de modo geral. Hoje em dia, a pessoa idosa está sofrendo com a parte financeira, com a parte emocional. Então para nós, que realizamos esse combate, essa ação é de extrema importância”, disse.

Clea Gema Teló Guerreiro, de 86 anos, contou que este tipo de manifestação ajuda a dar mais voz para os idosos, e que assim como entoaram na caminhada, o respeito é algo que não se aposenta.

“Eu faço parte da SPI e da Casa da Família, e participo de várias atividades todos os dias, de segunda a sexta-feira. E até convido, porque tem gente que só fica em casa e isso não é bom para o idoso. Nós temos que nos movimentar, nós temos que acompanhar, fazer novas amizades, procurar participar de todos os eventos que Balneário Camboriú oferece para a pessoa idosa”, destacou.

Abraço ao Idoso

De janeiro até o dia 10 de junho de 2025, o programa Abraço ao Idoso registrou 934 atendimentos. O serviço também realiza a orientação, apoio e encaminhamentos aos serviços da rede socioassistencial.

Para casos extremos de violência, quando inexiste familiar ou rede apoio, a pessoa idosa é encaminhada para acolhimento temporário no quarto do Programa Abraço, no Lar São Vicente de Paula.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú
Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

O programa funciona 24 horas por dia. O acionamento pode ser por telefone ou WhatsApp, através do número (47) 99982-1632, ou presencialmente, das 7h às 19h, na sede da Secretaria da Pessoa Idosa - Rua 1822, n° 614, Centro.

Este café foi servido com informações da jornalista Aysla Pereira.