Saúde Mental

Camboriú sedia capacitação regional em saúde mental com apoio da OMS

Curso promovido em parceria com o Hospital Albert Einstein e a UERJ busca qualificar profissionais da atenção primária.

Redação Café News 14 de janeiro de 2025

Foto: Divulgação/Prefeitura de Camboriú
Foto: Divulgação/Prefeitura de Camboriú

A Prefeitura de Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando nesta semana do dia 12 de outubro, até sexta-feira, dia 17, o curso do Programa Manual de Intervenção em Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (mhGAP). Essa que é uma importante capacitação regional promovida em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e o Governo do Estado de Santa Catarina.

“O mhGAP vai ajudar bastante nossos profissionais a reconhecer e cuidar melhor das pessoas que sofrem com ansiedade, depressão e outros transtornos”, comenta o secretário de saúde, Alexandre dos Santos.

O evento reúne representantes de diversos municípios da região, que estão participando de uma formação voltada especificamente ao fortalecimento das práticas de cuidado em saúde mental na atenção primária. A escolha de Camboriú como cidade-sede reflete o reconhecimento do município pelo compromisso com a qualificação contínua dos profissionais da saúde e o aprimoramento das políticas públicas de saúde mental.

Formação com apoio de especialistas

A capacitação acontece durante toda a semana, na Secretaria de Saúde, localizada na Rua Curitiba, Nº698, Centro. A ação será realizada com aulas teóricas e atividades práticas ministradas por especialistas convidados.

“Na prática, essas capacitações significam um atendimento mais acolhedor, rápido e mais resolutivo nas unidades de saúde, para que possamos melhorar a vida da nossa população no dia a dia”, ressalta o secretário.