Camboriú eterniza legado dos broqueiros com escultura de 4 metros

Obra artística integra os 141 anos de Camboriú e valoriza a memória dos trabalhadores da antiga extração de mármore.
Redação Café News
Foto: Divulgação.

A cidade de celebrou nesta quarta-feira (2) um capítulo importante da sua história com a inauguração de uma escultura em homenagem aos broqueiros — trabalhadores que ajudaram a erguer o município. O monumento está instalado na Praça do Broqueiro, em frente ao Ginásio Francisco Duarte de Souza, e integra a programação dos 141 anos de fundação da cidade.

Criada pelo artista plástico , a obra tem quatro metros de altura e foi construída com placas antigas de trânsito e de ruas, em uma releitura artística que resgata a memória de quem fez parte da base econômica e cultural da região.

Foto: Divulgação.

“Essa obra é um reconhecimento a todos os envolvidos nesta homenagem – autoridades, artistas, historiadores, organizadores e, principalmente, às famílias dos broqueiros, guardiãs dessa história tão significativa”, afirmou Bittencourt.

Durante a cerimônia, o prefeito ressaltou a importância dos homenageados:

Não perca tempo e entre no nosso grupo do WhatsApp! Lá você recebe todas as novidades fresquinhas, direto da máquina de café, antes de todo mundo.

“Hoje, fixamos na Praça do Broqueiro um monumento que eterniza esse ofício essencial ao desenvolvimento de Camboriú.”

O tributo não apenas celebra o passado, mas também fortalece a identidade cultural do município, que já foi conhecido como “Capital do Mármore”, por conta da intensa atividade de extração de mármore e granito ao longo do século XX.

Quem leu essa matéria, também leu essas abaixo: