
Entre os dias 14 e 16 de março, Brusque recebe a Etapa Regional Sul da Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais 2025. O evento, que acontece na Sociedade Esportiva Bandeirante, conta com a participação de 60 enxadristas de diversos estados, acompanhados de seus guias. A competição é organizada pela Federação Brasileira de Xadrez para Deficientes Visuais (FBXDV) em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais de Brusque e Região (ADVB).
Brusque foi escolhida como sede da etapa devido à sua tradição no esporte.
“Essas etapas acontecem em quatro regiões do país, e Brusque foi selecionada por sua história com o xadrez, especialmente nos Jogos Abertos de Santa Catarina”, explica Lucimara Z. G. Pavesi, presidente da ADVB e enxadrista desde 2000.
O município é representado na competição pelos enxadristas Sidnei Pavesi, Jeferson de Oliveira Souza e Larissa Azevedo. Esta é a segunda vez que Brusque sedia a Copa, a primeira foi em 2015.
Não perca tempo e entre no nosso grupo do WhatsApp! Lá você recebe todas as novidades fresquinhas, direto da máquina de café, antes de todo mundo.
A competição
A cerimônia de abertura foi realizada na sexta-feira (14), às 14h, dando início à primeira rodada do torneio. Com mais de 50 inscritos, a competição terá cinco rodadas, encerrando no domingo (16) com um almoço de confraternização.
“Agradecemos imensamente ao Clube Bandeirante por ceder este espaço maravilhoso para a realização dos jogos. O ambiente climatizado e confortável proporciona as condições ideais para os jogadores”, destaca Lucimara.
Xadrez adaptado para deficientes visuais
O xadrez para deficientes visuais segue as regras oficiais da modalidade, mas com adaptações para garantir acessibilidade. Cada competidor utiliza um tabuleiro próprio, onde reproduz as jogadas anunciadas pelo adversário, permitindo que as peças sejam tateadas sem interferências.
“O deficiente visual joga com as mãos e não com os olhos. Por isso, o jogo é tátil, falado e auditivo. A gente ‘canta’ as jogadas para o adversário”, explica Lucimara.
A realização da Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais 2025 em Brusque reforça a valorização do esporte adaptado e o compromisso da cidade com a inclusão e o desenvolvimento da modalidade.
“Estamos muito felizes com a realização da Copa em Brusque. Vamos fazer o nosso melhor para todos os enxadristas”, finaliza Lucimara.