Saúde

Brasil recebe 2,5 mil doses de antídoto contra intoxicação por metanol

Lote inicial do antídoto será enviado a estados com casos de intoxicação por bebidas adulteradas.

Redação Café News 10 de janeiro de 2025

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde recebeu, nesta quinta-feira (9), no Aeroporto de Guarulhos (SP), a primeira remessa de fomepizol, medicamento usado no tratamento de intoxicações causadas por metanol — substância encontrada em bebidas alcoólicas adulteradas produzidas de forma clandestina.

As 2,5 mil unidades do antídoto chegaram ao país e começaram a ser distribuídas ainda no mesmo dia. A prioridade é o estado de São Paulo, que concentra o maior número de casos de intoxicação e receberá 288 doses.

O restante do lote seguirá para outras regiões que também registraram ocorrências confirmadas de envenenamento: Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Piauí, Espírito Santo, Goiás, Acre, Paraíba e Rondônia.

O Ministério da Saúde reforça que esta é a primeira vez que o Brasil recebe o fomepizol. O medicamento atua bloqueando a ação do metanol no organismo, evitando danos graves e podendo salvar vidas em casos de ingestão acidental ou por bebidas adulteradas.

A pasta informou que segue monitorando a distribuição e deve encaminhar novas remessas conforme a demanda dos estados e o avanço das investigações sobre a origem das bebidas clandestinas.

Este café foi servido com informações do Ministério da Saúde.