Coleta Sustentável

Balneário Camboriú registra aumento expressivo em resíduos entregues nos PEVs

Locais somaram mais de 1.600 metros cúbicos de materiais no primeiro semestre de 2025, demonstrando maior adesão da comunidade ao descarte correto.

Redação Café News 24 de janeiro de 2025

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em balanço divulgado pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de Balneário Camboriú receberam 1.699,48 m³ (metros cúbicos) de materiais no primeiro semestre deste ano. A cidade conta com duas unidades, uma no Bairro dos Estados e outra no Bairro da Barra, com atendimento à população de segunda a sábado.

Os materiais mais descartados nos PEVs são os móveis usados. Na sequência, aparecem os resíduos da construção civil e os eletroeletrônicos. Na unidade do Bairro dos Estados, os dados revelam crescimento significativo no volume de resíduos descartados ao longo dos anos. Em 2021, foram recebidos 464,92 m³ de materiais. Já em 2022, esse número saltou para 848,56 m³, um aumento de 82,50% em relação ao ano anterior.

O crescimento continuou em 2023, com 1.642,97 m³ (alta de 93,60%), e se intensificou ainda mais em 2024, com 3.547,23 m³, representando um crescimento de 115,96% em comparação com o ano anterior.

No PEV do Bairro da Barra, inaugurado há cerca de um ano, os dados também são positivos. Em 2024, foram recebidos 584,4 m³ de resíduos, e em 2025, neste primeiro semestre, o volume chegou a 828,74 m³ - um aumento de aproximadamente 41,81%.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Desde que foram inauguradas, as unidades receberam um total de 7.916,82 m³, o que é suficiente para cobrir um campo de futebol com uma camada de materiais de um metro de altura.

“Os PEVs desempenham um papel fundamental na limpeza e organização da cidade. São espaços que oferecem à população uma alternativa correta e acessível para o descarte de resíduos que, de outra forma, poderiam ser descartados de maneira irregular, causando transtornos e riscos à saúde pública. Ver o aumento no volume de materiais entregues voluntariamente é motivo de satisfação, pois demonstra que a comunidade está cada vez mais consciente e engajada”, ressaltou o secretário de Obras, Cristiano dos Santos.

o que pode ser descartado

Os PEVs recebem até 1m³ por pessoa de resíduos da construção civil, como tijolos, telhas, vidros comuns e concretagem; resíduos de poda, como folhagens grandes, cortes de grama e pequenas vegetações; móveis como sofás, camas e colchões; eletroeletrônicos em geral (linha branca, marrom, azul e verde), como televisores, fogões, lavadoras e computadores; e recicláveis em geral, como vidro, papel, plástico e metal. No PEV do Bairro da Barra também podem ser descartados pneus.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Não são aceitos pilhas, baterias, cartuchos de impressora, medicamentos vencidos, lâmpadas fluorescentes, latas de tinta, embalagens de agrotóxicos ou de óleo, materiais com amianto e resíduos orgânicos ou rejeitos.

onde levar seus resíduos

  • PEV Bairro dos Estados: Avenida Santa Catarina, nº 801 (ao lado da Secretaria de Obras)
  • PEV Bairro da Barra: Avenida Hermógenes Assis Feijó, esquina com a Rua Adaci Santos Gomes

Atendimento de segunda a sábado, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h50.