
A Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família de Balneário Camboriú divulgou nesta terça-feira (4) o balanço das atividades da Abordagem Social no primeiro mês de 2025. O levantamento apontou um aumento de 7,7% no número de atendimentos em relação a janeiro de 2024. Foram realizados 2.912 atendimentos neste ano, contra 2.704 no mesmo período do ano passado. Deste total, 554 pessoas foram abordadas.
Maior procura pelos serviços sociais
O crescimento da demanda está diretamente ligado ao aumento das solicitações feitas pela população. Em janeiro, foram registrados 1.412 chamados por meio do telefone 156 e do aplicativo da prefeitura, um recorde para o serviço.
“Esse recorde demonstra a confiança da população no trabalho da abordagem social, pois sabem que nós damos a devida direção àqueles que aceitam o acolhimento, buscando trazer uma solução para esta problemática que assola cidades turísticas como a nossa”, explicou o secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih.
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Vale destacar que, em muitos casos, a mesma pessoa pode ser abordada várias vezes no mês, especialmente quando há resistência ao acolhimento por conta da dependência química crônica. Há registros de até 30 abordagens a um único indivíduo dentro do período.
Outro dado relevante é que 79% das pessoas atendidas não possuem vínculo com Balneário Camboriú, o que confirma o perfil migratório predominante entre aqueles que necessitam do serviço.
Encaminhamentos realizados
Das 554 pessoas abordadas em janeiro, os seguintes encaminhamentos foram feitos:
- 423 acolhimentos na Casa do Migrante;
- 77 concessões de benefícios de passagem rodoviária;
- 40 acolhimentos institucionais.
O acolhimento na Casa do Migrante funciona no formato pernoite, ou seja, a pessoa pode retornar no dia seguinte, conforme disponibilidade. Já o acolhimento institucional ocorre por meio de três instituições conveniadas ao município e permite uma permanência de até 90 dias, auxiliando na reintegração social dos atendidos. Atualmente, 65 pessoas estão acolhidas nessas instituições.
Como funciona a Abordagem Social
A equipe de Abordagem Social trabalha 24 horas por dia, todos os dias do ano, realizando buscas ativas para identificar e oferecer suporte a pessoas em situação de rua. Quando há recusa do acolhimento, são fornecidas orientações sobre os serviços disponíveis.
O atendimento pode ser solicitado pela população por meio do telefone 156 ou via WhatsApp no número (47) 98807-2405.
As pessoas que aceitam o auxílio são encaminhadas à Casa de Passagem do Migrante, onde recebem cuidados básicos, como higiene, alimentação e repouso. Em seguida, uma assistente social avalia suas necessidades para um atendimento mais direcionado.
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