Balneário Camboriú recebe oficina de fotografia contemplativa
A atividade propõe uma imersão com o objetivo de sensibilizar os participantes e aprofundar a conexão com a natureza através da fotografia contemplativa.
Capturar a beleza, a poesia e a força presentes na natureza através da fotografia requer um olhar apurado, sensibilidade e, claro, bastante técnica. Muito do trabalho da fotógrafa Clarissa Herrig é justamente pautado na utilização da fotografia como ferramenta de reflexão e contemplação da natureza e de registro de comunidades históricas. É ela quem ministra a Oficina de Fotografia Contemplativa de Natureza, que ocorre no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, em Balneário Camboriú, no próximo dia 16 (sábado), das 13h às 17h. A atividade é totalmente gratuita e as inscrições estão abertas e disponíveis neste link: nefa.com.br/foto-contemplativa.
A oficina é realizada em parceria com o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte de Balneário Camboriú, coordenado pelo fotógrafo Marcelo Fernandes. A ideia da atividade é proporcionar uma experiência de imersão que inspire os participantes e espectadores a contemplar e valorizar as paisagens naturais de Santa Catarina através da prática fotográfica.
conteúdo e vivência
As aulas serão divididas em aspectos teóricos, com introdução à fotografia contemplativa, seus princípios e técnicas de composição, além de exercícios para ativação dos sentidos e prática da meditação; e práticos, em que será realizada uma sessão fotográfica em silêncio em áreas naturais, buscando uma conexão com o ambiente e com a fotografia como forma de contemplação e reflexão. Após a prática, haverá um momento de revisão das imagens e discussão em grupo sobre as escolhas fotográficas feitas.
a ministrante
Proponente do projeto e responsável pelas práticas, a fotógrafa Clarissa Herrig exalta a sensibilidade inerente ao tipo de fotografia tema da oficina.
“A fotografia contemplativa é um exercício de presença. É parar, observar com atenção e se deixar tocar pelos detalhes sutis. A luz entre as folhas, o movimento do vento, os liquens que em sua vulnerabilidade revelam a pureza do ar. Muitas vezes, escolho não fotografar, apenas contemplar. Porque mais do que capturar, trata-se de estar. É nesse espaço entre o olhar e o sentir que a imagem nasce”, reflete.
Clarissa Herrig é formada em Jornalismo e atua como produtora cultural e fotógrafa com foco em projetos que exploram a relação entre a natureza, as comunidades tradicionais e suas histórias. Seu trabalho busca captar a essência dos lugares e pessoas, utilizando a fotografia como uma ferramenta de reflexão e contemplação. Ao longo da sua trajetória, desenvolveu projetos autorais que conectam memória, cultura e paisagem, sempre com uma abordagem sensível ao impacto da atividade humana no meio ambiente.
realizado com apoio público
Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
serviço
- O quê: Oficina de Fotografia Contemplativa de Natureza, com a fotógrafa Clarissa Herrig;
- Quando: 16 de agosto (sábado), das 13h às 17h;
- Onde: Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta. Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, 122 - Municípios, Balneário Camboriú;
- Quanto: A participação é totalmente gratuita. Inscrições em nefa.com.br/foto-contemplativa.