
Em reconhecimento à importância histórica, cultural e econômica da Colônia de Pescadores Z7, será realizada no próximo dia 07 de julho, às 19h, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, uma sessão solene em homenagem ao seu centenário de fundação.
Fundada em 1925 no Bairro da Barra, a Colônia Z7 é a segunda mais antiga de Santa Catarina, ficando atrás apenas da colônia de São Francisco do Sul. Criada por pioneiros da pesca artesanal — Emanuel Rebelo dos Santos (Seu Santinho), Hermogenes de Assis Feijó, Lindolfo André Linhares, José Francisco Vitor e Manoel Sinfrônio Rodrigues (Seu Tecão) —, a instituição consolidou a organização da atividade pesqueira no município e contribuiu para moldar a identidade cultural e econômica local.
Ao longo de cem anos, a Colônia de Pescadores Z7 teve papel fundamental na preservação de tradições, no apoio à pesca artesanal e na construção de um legado de trabalho, união e resistência. Em um período em que a pesca era uma das principais fontes de renda da população, a colônia garantiu representatividade e apoio administrativo aos pescadores, sendo um pilar para o desenvolvimento sustentável da atividade.
Não perca tempo e entre no nosso grupo do WhatsApp! Lá você recebe todas as novidades fresquinhas, direto da máquina de café, antes de todo mundo.
Homenagens marcadas na sessão
A sessão solene será marcada por homenagens aos familiares dos ex-presidentes já falecidos (in memoriam):
- Emanuel Rebelo dos Santos (1925–1964)
- Pedro Ferreira da Silva (1964)
- Érico Vitor de Souza (1965–1969)
- Adiomir Serrão (1969–1982)
- Nereu Amaro Francisco Maria (1982–1984)
- José Domingos Pinheiro (1984–1988)
- Cassemiro Domingos Pinheiro (1986–1989)
- Pedro Domingos Pinheiro (1989–1992)
E também será prestado reconhecimento aos ex-presidentes que ainda vivem e continuam contribuindo com a história da colônia e da pesca artesanal no município:
- José Pinto Felipe (1993)
- Donatil Marins (1993–2000)
- Carlos Alberto Souza (2001–2004)
- Afonso Martins (2005–2012)
- Levi Elias Vicente (2013–2024)
Um legado que resiste
A proposição da homenagem é da vereadora Ciça Müller, que ressalta a importância da valorização da pesca artesanal como atividade essencial à economia local e como patrimônio cultural imaterial.
“Celebrar os 100 anos da Colônia Z7 é reconhecer a força da nossa história, dos pescadores que construíram o município com trabalho digno e conexão com o mar. Precisamos preservar esse legado e incentivar a pesca artesanal como um saber tradicional e uma atividade econômica vital para nossa cidade”, destaca a vereadora Ciça Müller, proponente da Sessão Solene.
Além de celebrar o centenário, a sessão reforça o compromisso do poder público com a preservação da memória histórica e cultural de Balneário Camboriú, valorizando o Bairro da Barra como berço da cidade e símbolo vivo de resistência e identidade local.

Este café foi servido com informações do jornalista Rodrigo Ferreira.