Balneário Camboriú inicia oficina de inteligência emocional para idosos
A nova oficina promovida pela Secretaria da Pessoa Idosa busca melhorar a autoestima e a saúde mental de quem tem mais de 60 anos.
Com foco em promover o bem-estar e o envelhecimento saudável das pessoas acima dos 60 anos, a Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú inicia uma nova oficina a partir de segunda-feira (4). O projeto de “Inteligência Emocional na Melhor Idade” busca ampliar a qualidade de vida e fortalecer a autoestima dos idosos.
A oficina será realizada pela advogada e neurocientista Aline Carvalho Lins, na sede da SPI, que está localizada na Rua 1822, n° 614, no Centro da cidade. Os encontros ocorrerão todas as segundas-feiras, das 9h30 às 10h30, com explanação dos conceitos básicos, práticas de atenção plena (mindfulness), dinâmicas interativas e acompanhamento emocional.
A força da mente
Aline ressalta que o projeto visa promover o desenvolvimento da Inteligência Emocional nos idosos, com objetivo de reduzir sintomas de depressão e ansiedade, melhorar relações interpessoais e promover o envelhecimento ativo.
“A neurociência estuda como o cérebro funciona e como ele muda ao longo da vida. No envelhecimento, o cérebro passa por transformações naturais — algumas funções cognitivas podem diminuir, como memória e atenção. Mas, graças à neuroplasticidade, o cérebro continua capaz de aprender, se adaptar e criar novas conexões, mesmo na velhice. Atividades cognitivas, sociais e emocionais estimulantes ajudam a preservar e até melhorar essas funções”, destacou.
A advogada e neurocientista ainda comentou que a inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, entender e lidar com as próprias emoções e também a dos outros.
“Cuidar do cérebro e das emoções é uma forma de envelhecer com dignidade, propósito e alegria”, concluiu.
Saúde para além do físico
O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, destaca que além de promover a saúde física dos idosos com diversas atividades, a SPI também desenvolve oficinas com foco na estabilidade emocional do público atendido.
“A oficina de Inteligência Emocional vai revelar um novo mundo para os nossos idosos. Conhecer a si mesmo, a profundidade dos seus pensamentos e capacidades, é algo libertador. Esta nova oficina, coordenada pela doutora Aline, vai dar a oportunidade para que os nossos idosos possam vencer os seus medos, construir novos desafios e, acima de tudo, se fortalecer mentalmente”, pontuou.
Um centro de oportunidades
A SPI atende de segunda a sexta-feira, com oficinas gratuitas destinadas ao público com mais de 60 anos de Balneário Camboriú. Diariamente, são atendidas mais de mil pessoas nas dependências da secretaria, que conta atualmente com mais de 40 oficinas variadas.
Este café foi servido com informações da jornalista Aysla Pereira.