
A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú realiza, na próxima segunda-feira (31), às 19h, uma sessão solene em memória de Higino João Pio, primeiro prefeito eleito do município. A homenagem busca reconhecer oficialmente o ex-prefeito como vítima da Ditadura Militar brasileira.
A solenidade foi proposta pelo vereador Eduardo Zanatta (PT) e contará com a entrega das atas retificadas de falecimento de Higino. Os documentos corrigem o registro histórico que, por décadas, apontou erroneamente o suicídio como causa de sua morte.
A retificação foi possível graças ao Requerimento nº 10/2025, de autoria da vereadora Jade Martins (MDB), aprovado na última terça-feira (25). A nova versão da certidão de óbito, emitida com base nas conclusões da Comissão da Verdade, reconhece que Higino foi morto de forma “não natural, violenta, causada pelo Estado brasileiro no contexto da perseguição sistemática à população dissidente política”.
Não perca tempo e entre no nosso grupo do WhatsApp! Lá você recebe todas as novidades fresquinhas, direto da máquina de café, antes de todo mundo.
Segundo os organizadores, o evento será um marco na reparação da memória histórica de Balneário Camboriú e um gesto simbólico de justiça àqueles que enfrentaram a repressão do regime militar.
A cerimônia será aberta ao público e acontece na sede da Câmara de Vereadores, na Avenida das Flores, nº 675.