Atletas de Balneário Camboriú brilham no Meeting Paralímpico Escolar
Com 100% de classificação para os Jogos Paralímpicos Escolares, equipe da FME Balneário Camboriú mostra força e revela novos talentos entre atletas de 14 a 16 anos
A nova geração do paradesporto em Balneário Camboriú deu show em Florianópolis. Na seletiva estadual escolar do Meeting Paralímpico, realizada na UFSC nos dias 12 e 13, os dez atletas da cidade voltaram pra casa com 26 medalhas — e, mais importante, todos classificados para a fase nacional em São Paulo.
O evento, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, é uma vitrine de talentos com deficiência em todo o país. E Balneário não só marcou presença, como mostrou que está entre as maiores potências da modalidade.
Ouro, recordes e representatividade
Entre os destaques estão Ana Clara Silvero Maciel e Alandavyd de Oliveira Brito, que levaram três ouros cada. Alandavyd, inclusive, quebrou o recorde brasileiro sub-17 nos 400 metros rasos. A lista de campeões segue com Isabela Macena Ferreira, Izaac do Nascimento Costa e Yorrany Emanuely Jesuíta — todos também com três ouros no currículo.
Outros nomes como Gabriel Gileard de Souza, Kemily Merelin Machado, Matheus Berlanda e Stefani Vitória Martins completam a equipe com mais pódios. Ao todo, foram 19 ouros, 4 pratas e 3 bronzes.
“Todos os nossos atletas conquistaram vagas para a etapa nacional da competição, ou seja, obtivemos 100% de aproveitamento no evento”, comemorou o treinador Caike Rovigo. “Balneário Camboriú é hoje um celeiro de atletas com resultados incríveis. E saber que existem possibilidades para pessoas com deficiência é algo extraordinário.”
Com idades entre 14 e 16 anos, os jovens seguem agora rumo aos Jogos Paralímpicos Escolares, que acontecem em novembro, na capital paulista.