Educação Preventiva

Alunos de Balneário Camboriú participam de simulado do programa Bombeiro Mirim

Turmas do 4º ano do CEM Professor Armando César Ghislandi aprendem a agir em situações de risco com apoio do Corpo de Bombeiros Militar.

Redação Café News 11 de janeiro de 2025

Foto: Marcos Brito
Foto: Marcos Brito

Os alunos do Centro Educacional Municipal (CEM) Professor Armando César Ghislandi estão participando das atividades do programa Bombeiro Mirim, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar em Balneário Camboriú. Em um dos encontros, duas turmas do 4º ano realizaram um simulado de evacuação dentro da unidade de ensino.

Ao todo, são seis encontros com turmas do Ensino Fundamental, capacitando os estudantes para agir de forma preventiva em situações de risco. Eles aprendem sobre segurança e prevenção a desastres naturais, primeiros socorros e segurança contra incêndio.

Conhecendo a rotina dos bombeiros

As turmas também fazem uma visita ao Corpo de Bombeiros Militar, conhecendo a central de emergência, as viaturas e interagindo com os bombeiros em serviço. Após completarem todas as aulas, é realizada uma cerimônia de formatura.

Na última sexta-feira (8), os bombeiros comunitários conduziram um simulado de evacuação em caso de incêndio, reunindo alunos e professores dos 4º anos. Organizados em filas e com responsáveis para verificar a quantidade de pessoas presentes, os alunos se deslocaram até um local seguro, demonstrando preparo para agir em emergências.

Foto: Marcos Brito
Foto: Marcos Brito

Ensinar para transformar

O subtenente do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Evandro de Mello do Amaral, destaca que o Bombeiro Mirim desperta a percepção de risco nos estudantes.

Inclusive, já tivemos registro de criança salvando outra criança de engasgamento por meio dos ensinamentos de primeiros socorros. Todos esses procedimentos que são executados durante os seis encontros possibilitam tornar a comunidade escolar um pouco mais segura, destacou.

A bombeira comunitária do 13° Batalhão de Bombeiro Militar, Ana Carolina Ruths, acrescenta que o programa se estende por meio dos alunos.

A gente entende que hoje em dia é muito mais fácil ensinar essa cultura de prevenção desde cedo, dentro da escola. Não conseguimos estar na casa de todas as pessoas, mas a criança consegue levar esses ensinamentos para o avô, ensinar o pai e o irmão a como se prevenir e como agir em situações de risco, disse.

Olhar de quem aprende

Isis de Souza, de 9 anos, afirma que se sente mais segura ao aprender como agir em caso de emergência.

Eu amei fazer o simulado de evacuação e tem sido muito importante aprender sobre como agir em situações perigosas. Se algum dia eu precisar, sei como me manter salva, enfatizou.

Educação que salva

A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, ressalta que o programa contribui para formar uma sociedade mais segura.

Foto: Marcos Brito
Foto: Marcos Brito

Os bombeiros comunitários desempenham um papel importante na educação preventiva das crianças e jovens do município. Nos encontros promovidos dentro das salas de aula, os alunos aprendem a se protegerem em situações de risco e ainda levam esses ensinamentos para dentro de casa, compartilhando com suas famílias, destacou.

Este café foi servido com informações de Aysla Pereira.