Proteção ao Idoso

Abraço ao Idoso realizou mais de 900 atendimentos no primeiro semestre do ano em Balneário Camboriú

Iniciativa atende e acolhe idosos em situação de violência ou abandono

Redação Café News 03 de janeiro de 2025

Foto: Divulgação PMBC
Foto: Divulgação PMBC

O programa Abraço ao Idoso, da Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú, realizou 984 atendimentos no primeiro semestre de 2025. Foram realizados quatro acolhimentos no abrigo temporário e registrados 130 pedidos de acolhimento em Instituição de Longa Permanência (ILPI) neste período. Os atendimentos consistem em escuta e diálogo com as pessoas idosas, contato com familiares, visitas domiciliares e institucionais, mediação de conflitos, entre outras ações.

Como o programa funciona

O Abraço ao Idoso atende especificamente situações de violência financeira, psicológica, física, negligência e/ou abandono. São realizados atendimentos, orientações, apoio e encaminhamentos aos serviços da rede socioassistencial. Para casos extremos de violência, quando inexiste familiar ou rede apoio, a pessoa idosa é encaminhada para acolhimento temporário no quarto do Programa Abraço, no Lar São Vicente de Paula.

Equipe dedicada

O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, destaca a importância do programa.

“Nós temos uma equipe altamente qualificada, que trabalha 24 horas por dia para dar total garantia aos direitos dos nossos idosos. O programa pode ser acionado pelo telefone, site ou diretamente na secretaria, visando garantir a integridade física, psicológica e financeira dos idosos”, concluiu.

Em todos os atendimentos, os técnicos prestam atendimento humanizado, garantindo apoio e respeito à pessoa idosa. Quando necessário, é realizado o encaminhamento para os serviços públicos disponibilizados pelo município. Também é feito o registro no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), encaminhado para a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Proteção garantida

A iniciativa é vinculada à coordenação de Proteção ao Idoso, responsável também pela fila de espera e vagas de acolhimento institucional no Lar São Vicente de Paula e ILPIs, para idosos em vulnerabilidade socioeconômica. A equipe é formada por assistentes sociais, psicólogos e assistente administrativo.

Como acionar o programa

Qualquer cidadão que conheça uma pessoa idosa passando por situação de violência, pode solicitar atendimento do Abraço ao Idoso. O contato com o programa pode ser feito de forma presencial, das 7h às 19h na sede da Secretaria da Pessoa Idosa - Rua 1822, n° 614, Centro - ou através do WhatsApp 47 99982-1632.

Sobre o Abraço ao Idoso

O programa é uma iniciativa da Prefeitura, criado para atender a demanda de pessoas idosas que sofrem violência ou não possuem familiares na cidade para prestarem suporte. A iniciativa tem parceria com a Secretaria de Saúde, Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, Ministério Público, entre outros.

Entre os objetivos do programa, estão:

  • Proteger a pessoa idosa de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão;
  • Priorizar o atendimento da pessoa idosa por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar;
  • Garantir à pessoa idosa proteção à vida e saúde, permitindo um envelhecimento saudável e em condições de dignidade;
  • Trabalhar no resgate e fortalecimento dos vínculos familiares da pessoa idosa;
  • Prover proteção integral em caso de urgência e emergência (violência).

Este café foi servido com informações da Secretaria Municipal de Comunicação de Balneário Camboriú.

Foto: Divulgação PMBC
Foto: Divulgação PMBC