
O programa Abraço ao Idoso, da Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú, realizou 984 atendimentos no primeiro semestre de 2025. Foram realizados quatro acolhimentos no abrigo temporário e registrados 130 pedidos de acolhimento em Instituição de Longa Permanência (ILPI) neste período. Os atendimentos consistem em escuta e diálogo com as pessoas idosas, contato com familiares, visitas domiciliares e institucionais, mediação de conflitos, entre outras ações.
Como o programa funciona
O Abraço ao Idoso atende especificamente situações de violência financeira, psicológica, física, negligência e/ou abandono. São realizados atendimentos, orientações, apoio e encaminhamentos aos serviços da rede socioassistencial. Para casos extremos de violência, quando inexiste familiar ou rede apoio, a pessoa idosa é encaminhada para acolhimento temporário no quarto do Programa Abraço, no Lar São Vicente de Paula.
Equipe dedicada
O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, destaca a importância do programa.
Não perca tempo e entre no nosso grupo do WhatsApp! Lá você recebe todas as novidades fresquinhas, direto da máquina de café, antes de todo mundo.
“Nós temos uma equipe altamente qualificada, que trabalha 24 horas por dia para dar total garantia aos direitos dos nossos idosos. O programa pode ser acionado pelo telefone, site ou diretamente na secretaria, visando garantir a integridade física, psicológica e financeira dos idosos”, concluiu.
Em todos os atendimentos, os técnicos prestam atendimento humanizado, garantindo apoio e respeito à pessoa idosa. Quando necessário, é realizado o encaminhamento para os serviços públicos disponibilizados pelo município. Também é feito o registro no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), encaminhado para a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
Proteção garantida
A iniciativa é vinculada à coordenação de Proteção ao Idoso, responsável também pela fila de espera e vagas de acolhimento institucional no Lar São Vicente de Paula e ILPIs, para idosos em vulnerabilidade socioeconômica. A equipe é formada por assistentes sociais, psicólogos e assistente administrativo.
Como acionar o programa
Qualquer cidadão que conheça uma pessoa idosa passando por situação de violência, pode solicitar atendimento do Abraço ao Idoso. O contato com o programa pode ser feito de forma presencial, das 7h às 19h na sede da Secretaria da Pessoa Idosa – Rua 1822, n° 614, Centro – ou através do WhatsApp 47 99982-1632.
Sobre o Abraço ao Idoso
O programa é uma iniciativa da Prefeitura, criado para atender a demanda de pessoas idosas que sofrem violência ou não possuem familiares na cidade para prestarem suporte. A iniciativa tem parceria com a Secretaria de Saúde, Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, Ministério Público, entre outros.
Entre os objetivos do programa, estão:
- Proteger a pessoa idosa de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão;
- Priorizar o atendimento da pessoa idosa por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar;
- Garantir à pessoa idosa proteção à vida e saúde, permitindo um envelhecimento saudável e em condições de dignidade;
- Trabalhar no resgate e fortalecimento dos vínculos familiares da pessoa idosa;
- Prover proteção integral em caso de urgência e emergência (violência).
Este café foi servido com informações da Secretaria Municipal de Comunicação de Balneário Camboriú.
