Saúde com elas

Balneário Camboriú inicia mutirão de DIU e zera fila de espera

Fila que já teve 800 nomes agora é zerada. Mutirões seguem até agosto na UBS dos Municípios.
Redação Café News
Foto: Divulgação

O primeiro mutirão do ano para inserção de DIU em aconteceu no sábado (5) e já trouxe resultado de destaque: a fila de espera que já teve 800 mulheres, hoje está zerada. A ação aconteceu na UBS do Bairro dos Municípios, onde 21 mulheres receberam o dispositivo intrauterino. Ao todo, 40 compareceram das 70 agendadas.

A enfermeira , que atua na Estratégia de Saúde da Família e gerencia a UBS, explica que nem todos os casos permitem a inserção imediata.

“Fatores como útero muito fechado ou questões anatômicas podem impedir a inserção no momento, mas as mulheres são orientadas a retornar em outra data”, explicou.

A iniciativa acontece sempre aos sábados e segue até agosto, com mais nove mutirões já programados. A próxima edição será no dia 3 de maio.

Não perca tempo e entre no nosso grupo do WhatsApp! Lá você recebe todas as novidades fresquinhas, direto da máquina de café, antes de todo mundo.

A escolha da UBS dos Municípios para centralizar os atendimentos tem motivo: o bairro concentra grande número de gestantes e já possui estrutura e cultura consolidada na inserção do DIU, o que facilita o acolhimento e a procura espontânea.

Quem quiser participar dos próximos mutirões deve solicitar agendamento na UBS onde é atendida. Os encontros acontecem das 8h às 12h e das 13h às 17h.

“Acho que questão de 7 dias eu já fui chamada. Vim consultar meu bebê, vi o anúncio, perguntei e agora tô aqui pronta pra colocar o DIU”, contou , de 40 anos.

Entre julho de 2024 e março de 2025, 610 mulheres foram atendidas pelo serviço, sendo 400 somente nos mutirões.

Continua após o anúncio

Quem leu essa matéria, também leu essas abaixo: