
A 6ª Festa Raízes de Taquaras chegou ao fim neste domingo (22) com grande sucesso de público. Ao longo de quatro dias, a Região Sul de Balneário Camboriú foi palco de uma grande celebração cultural, com programação diversificada, entrada gratuita e atrações para toda a família. O evento reuniu apresentações musicais, feira de artesanato e uma ampla variedade de pratos típicos, atraindo mais de 50 mil pessoas.
Público e gastronomia em alta
Em balanço realizado pela Associação de Moradores de Taquaras, a edição deste ano teve um crescimento de 10% no público em relação ao ano passado. Já as vendas de tainhas e churrascos foram equivalentes à festa de 2024: cerca de três mil tainhas e 800 churrascos foram comercializados.
Segurança e tecnologia
A segurança da edição foi outro grande destaque. A festa contou com forte presença da Polícia Militar, Guarda Municipal e BC Trânsito, além de monitoramento por câmeras e totens inteligentes instalados. O sistema, que possui reconhecimento facial e identificação de objetos, mostrou sua eficácia ao localizar rapidamente uma criança perdida durante o evento.
Não perca tempo e entre no nosso grupo do WhatsApp! Lá você recebe todas as novidades fresquinhas, direto da máquina de café, antes de todo mundo.
Amor e solidariedade
O palco também foi espaço para espalhar amor e carinho, com a feira de adoção de filhotes promovida pela ONG Viva Bicho, onde sete cães foram adotados. Além disso, durante os dias de evento, a ONG recebeu doações de ração, materiais de limpeza, cobertores e outros itens essenciais para cuidar dos animais resgatados.
Reconhecimento da comunidade
“Uma festa linda, que resgata e valoriza a cultura da região. E o mais bonito é que ela não é apenas feita para a comunidade, mas também construída por ela, com o envolvimento e o apoio dos moradores desse bairro tão rico em história e tão importante para a nossa cidade. É uma celebração que faz parte do calendário de aniversário de Balneário Camboriú e que proporcionou quatro dias de lazer, cultura e encontros, tanto para quem é daqui quanto para quem visitou”, destacou a prefeita Juliana Pavan.
Além da estrutura, que foi ampliada em 35 metros em comparação à edição anterior, a festa trouxe outra grande novidade: uma gastronomia ainda mais diversificada. O público pôde saborear desde os tradicionais frutos do mar, como tainha frita, marisco à milanesa, bolinho de camarão, sopa de siri e pirão de peixe, até pratos variados, como focaccia, pinhão, choripán, produtos do engenho, doces e opções veganas.
Novidades e próximos passos
“Foi mais uma entrega extremamente positiva, muito bem recebida, não só pela comunidade de Taquaras, mas por toda a cidade. Este ano ampliamos o pavilhão, o que permitiu aumentar o número de tendas gastronômicas e, consequentemente, a variedade de opções. Isso se somou às demais características que já são marca da festa, como o artesanato local, a valorização do engenho de farinha, que é patrimônio cultural do município, e as apresentações de músicos locais. O resultado foi um grande sucesso, tanto no fortalecimento da economia e incentivo ao turismo regional, quanto na promoção e valorização da cultura da nossa cidade”, ressaltou o diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder.
Allan afirmou ainda que uma reunião com a Associação de Moradores de Taquaras já está prevista para acontecer ainda este mês. O objetivo, segundo ele, é ouvir os feedbacks tanto da comunidade quanto dos expositores, identificar os pontos que podem ser aprimorados e, a partir disso, iniciar o planejamento da próxima edição.
Depoimentos da comunidade
Para o presidente da associação, Jair Euflorzino, o sucesso do evento ficou evidente na alegria das pessoas.
“A comunidade realmente abraçou a festa. As pessoas prestigiaram, se divertiram e tivemos muitos muitos elogios pela organização. Aproveito para agradecer ao presidente Allan e à prefeita Juliana Pavan pelo apoio à cultura e por não medirem esforços para que tudo isso fosse possível”, completou.
Moradora do Bairro da Barra, Ana Paula Martins é presença certa na festa todos os anos e ficou impressionada com a estrutura desta edição.
“O evento está ótimo, mas a estrutura deste ano está maior e a organização também está de parabéns. A comida então, nem se fala, estava ansiosa pela tainha e valeu a pena esperar”, disse.
A Festa Raízes de Taquaras é promovida pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural, e Associação de Moradores de Taquaras.
Este café foi servido com informações da Prefeitura de Balneário Camboriú.