Defesa Civil nas Escolas

Escolas de Balneário Camboriú podem se inscrever no Programa Defesa Civil na Escola até 28 de fevereiro

Iniciativa é voltada a alunos dos 6º e 7º anos e integra conteúdos de proteção e prevenção de riscos ao currículo escolar.

Redação Café News 04 de fevereiro de 2026

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio do Departamento de Proteção e Defesa Civil, informa que as escolas municipais, estaduais e particulares interessadas em participar do Programa Defesa Civil na Escola (PDCE) devem realizar o cadastro até o dia 28 de fevereiro.

As inscrições estão abertas tanto para escolas que desejam ingressar no programa quanto para aquelas que já participaram em edições anteriores, e devem ser feitas por meio do formulário disponível no site oficial da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdlKC8izFPQg9qEFj7Nz-SuWMpDwszVYJgoQG73U2bW7P_93A/viewform.

Voltado aos estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental das redes pública e privada, o PDCE tem como objetivo integrar conteúdos de Proteção e Defesa Civil ao currículo escolar, promovendo a cultura da prevenção, da cidadania e da autoproteção desde a escola.

Capacitação e novidades

Entre as novidades desta edição está a realização de workshops prévios ao início do programa, com a participação de professores já formados, que atuarão como mentores e compartilharão experiências com os novos docentes participantes.

Além disso, os professores das turmas selecionadas passarão por uma capacitação on-line, com carga horária de 80 horas, oferecida pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC), entre os meses de abril e outubro. Durante o período, os conteúdos aprendidos deverão ser aplicados em sala de aula com o material pedagógico exclusivo do PDCE.

Para saber mais

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail escola@defesacivil.sc.gov.br.

Sobre o PDCE

O Programa Defesa Civil na Escola atua na redução de riscos e vulnerabilidades por meio de ações de prevenção, mitigação e preparação. A iniciativa aborda temas como gestão de riscos, meio ambiente, mudanças climáticas, cidadania e autoproteção, integrando esses conteúdos ao cotidiano escolar dos alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

Este café foi servido com informações do jornalista Priscilla Gomes.

PUBLICIDADE