Dia nacional do combate às drogas e ao alcoolismo: BC oferece acolhimento no CAPS AD
Mais de 1,1 mil pacientes já foram atendidos na unidade em 2026.

Nesta sexta-feira (20) é celebrado o Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo, data que busca conscientizar as pessoas sobre os riscos do abuso de substâncias psicoativas e álcool. Em Balneário Camboriú, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, oferece serviços de acolhimento e acompanhamento com profissionais qualificados no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).
Em 2026, até esta quarta-feira (18), o local já registrou mais de 1,1 mil pacientes, todos buscando auxílio para superar a dependência das drogas e álcool. Após o acolhimento, o CAPS AD faz encaminhamentos para o Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina, comunidade terapêutica, ou indica tratamento com a equipe técnica que atua na unidade.
O CAPS AD trabalha de portas abertas, sendo realizadas atividades que instigam processos de reflexão, potencializam diálogos e debates. As atividades são divididas de forma individual, em oficinas e também em grupos, a fim de auxiliar na recuperação de cada paciente.
A secretária de Saúde, Aline Leal, destaca a importância do serviço oferecido em um espaço específico para os pacientes com histórico de dependência e complicações em decorrência do uso de drogas e álcool.
“Neste Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo reforçamos a necessidade de falar sobre o tema com responsabilidade, empatia e, principalmente, com o compromisso de oferecer acolhimento e tratamento adequado às pessoas que enfrentam isso. Em Balneário Camboriú, o CAPS AD está preparado para receber cada paciente de forma individualizada, respeitando sua história e suas necessidades”, disse.
A coordenadora do CAPS AD, Roseli Aparecida Alves da Silva, ressalta que o acompanhamento profissional é essencial para a melhora do paciente.
“Por isso, seguimos fortalecendo o serviço de saúde mental, promovendo ações que priorizam o cuidado integral, o acolhimento humanizado e a reinserção social dos pacientes”.
No mês passado, em alusão ao Janeiro Branco, mês que marca a campanha de conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional, o CAPS AD promoveu duas ações para os pacientes: um sarau literário com músicas, poesias e yoga, e uma roda de conversa com profissionais e pessoas atendidas na unidade.
Sobre o CAPS AD
Inaugurado em 2014, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Balneário Camboriú oferece serviços de acolhimento e cuidado para pacientes com transtorno por uso de substâncias psicoativas como o álcool, maconha, cocaína, entre outros. Atualmente, a unidade trabalha com quatro psicólogas, um psiquiatra, dois médicos clínicos, duas enfermeiras e duas técnicas em enfermagem.
No CAPS AD, é desenvolvido um plano terapêutico para os pacientes com intervenções propostas e evolução multiprofissional, com objetivo de ajudar na recuperação e retomada da qualidade de vida.
A unidade fica localizada na Quinta Avenida, esquina com a Rua Curitibanos, 339, Bairro dos Municípios.
Este café foi servido com informações de Aysla Dias.
Receba cafés fresquinhos de informação — notícias leves, rápidas e sempre quentinhas.
Entrar no grupo





