Curta-metragem sobre autismo será exibido no Teatro Bruno Nitz em Balneário Camboriú neste domingo
“Espectronauta: As Aventuras no Planeta TEA” tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura.

O curta-metragem animado “Espectronauta: As Aventuras no Planeta TEA” estreia neste domingo (22), no Teatro Municipal Bruno Nitz, em Balneário Camboriú. Com entrada gratuita e classificação livre, a exibição começa às 16h.
Patrocinada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) após ser aprovada em edital da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, a animação 2D aborda o Transtorno do Espectro Autista (TEA), mesclando realidade e fantasia para promover inclusão, empatia e conscientização sobre a neurodiversidade. Com dez minutos de duração, o filme apresenta Otto, um menino de oito anos que, ao ingressar em uma escola inclusiva da cidade, transforma-se no Espectronauta e embarca em uma jornada pelo imaginário Planeta TEA. Nesse planeta, Otto conhece outras crianças com diferentes características do espectro, em uma narrativa lúdica que combina informação científica, sensibilidade e representatividade (leia mais sobre o curta abaixo).
O filme nasceu da experiência de Tatiele Rivera (jornalista, diretora e roteirista) e Fabrício Artigas (publicitário, co-diretor e diretor de arte), pais de gêmeos autistas. O casal transformou a vivência familiar em ferramenta de conscientização e inclusão.
“Como pais de crianças autistas, vivemos diariamente a necessidade de construir pontes entre diferentes formas de perceber o mundo. O Espectronauta é nossa forma de compartilhar essa jornada e facilitar esse diálogo para outras famílias, educadores e crianças”, explica Tatiele.
Desenvolvido como ferramenta educativa para escolas, famílias e profissionais da saúde, o curta contou com consultoria especializada em TEA, participação de profissionais autistas na equipe e recursos de acessibilidade integrados.
A exibição do curta será seguida de uma roda de conversa com especialistas e mães atípicas sobre inclusão e TEA (saiba mais no fim do texto). Após a estreia no teatro, o filme será apresentado em escolas públicas e privadas de Balneário Camboriú, além de instituições que contemplam pessoas neurodivergentes. Além das exibições locais, a produção será inscrita em festivais nacionais e internacionais de cinema e disponibilizada em plataformas digitais.
Sinopse
Em Balneário Camboriú, Otto, um menino de oito anos, enfrenta seu primeiro dia em uma nova escola inclusiva. Movido pelo desejo de compreender seus novos colegas autistas, ele cria em sua imaginação o “Espectronauta” – um explorador que viaja até o Planeta TEA, um mundo mágico onde as características do autismo são evidenciadas.
No Planeta TEA, Otto conhece Leo (que tem apraxia da fala), Clara (uma menina não-verbal) e Bia (que tem hiperfoco em animais marinhos e conta com Serena, seu cão de apoio emocional). Com essa jornada, Otto descobre que fazer amizade é sobre compreender e respeitar as diferentes formas de ser.
Roda de conversa
Após a sessão de estreia, haverá um debate com profissionais de diferentes áreas e pessoas com vivência direta no tema:
- Liliane Gonçalves, psicóloga especialista em desenvolvimento infantil e adolescente, com formação em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e Modelo Denver.
- Lucelmo Lacerda, doutor em Educação pela PUC-SP e pós-doutor em Psicologia pela UFSCar, pesquisador e referência em inclusão e práticas baseadas em evidências (participação on-line).
- Jade Martins, vereadora de Balneário Camboriú, advogada e mãe atípica, com atuação na Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
- Melania Brustolin, educadora, psicanalista, diretora da Escola Quintal Mágico e mãe atípica, com trajetória nas áreas de arte, educação e gestão escolar.
- Luciano Estevão, psicólogo, mestre em Psicologia pela UFSC e especialista em Psicologia Educacional, com atuação em saúde e políticas públicas.
- Flávia Cristina Oliveira Santos, advogada, mestra em Ciências Jurídicas pela Univali, docente universitária e mãe atípica.
- Priscila Daflon, médica pediatra (CRM/SC 21535) e mãe atípica, com formação em Medicina de Família e Comunidade.
Agende-se
O que: exibição do curta Espectronauta: As Aventuras no Planeta TEA + roda de conversa Quando: domingo (22), às 16h Onde: Teatro Municipal Bruno Nitz (Avenida Central, esquina com a Rua 300, Centro de Balneário Camboriú) Quanto: entrada gratuita Classificação indicativa: livre
Receba cafés fresquinhos de informação — notícias leves, rápidas e sempre quentinhas.
Entrar no grupo





