Inclusão em animação

Curta animado sobre autismo estreia em Balneário Camboriú

Projeto idealizado por pais atípicos foi contemplado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Redação Café News 11 de fevereiro de 2026

Foto:
Foto:

No dia 22 de fevereiro (domingo), às 16h, o Teatro Bruno Nitz será palco de uma exibição muito especial, “Espectronauta: As Aventuras no Planeta TEA” será o primeiro curta-metragem animado produzido e entregue com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

A animação 2D aborda o Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio de uma narrativa sensível, que combina realidade e fantasia para promover inclusão, empatia e conscientização sobre a neurodiversidade.

Uma história nascida da vida real

O projeto nasceu da experiência de Tatiele Rivera (jornalista, diretora e roteirista) e Fabrício Artigas (publicitário, co-diretor e diretor de arte), pais de gêmeos autistas. O casal transformou sua vivência familiar em uma ferramenta de conscientização e inclusão.

“Como pais de crianças autistas, vivemos diariamente a necessidade de construir pontes entre diferentes formas de perceber o mundo. O Espectronauta é nossa forma de compartilhar essa jornada e facilitar esse diálogo para outras famílias, educadores e crianças”, explica Tatiele.

Sinopse

Foto:
Foto:

Em Balneário Camboriú, Otto, um menino de 8 anos, enfrenta seu primeiro dia em uma nova escola inclusiva. Movido pelo desejo de compreender seus novos colegas autistas, ele cria em sua imaginação o “Espectronauta” – um explorador que viaja até o Planeta TEA, um mundo mágico onde as características do autismo são evidenciadas.

No Planeta TEA, Otto conhece Leo, que tem apraxia da fala; Clara, uma menina não-verbal; e Bia, que tem hiperfoco em animais marinhos e conta com Serena, seu cão de apoio emocional. Através dessa jornada, Otto descobre que fazer amizade é sobre compreender e respeitar as diferentes formas de ser.

A urgência do tema

De acordo com o IBGE, divulgado em maio de 2025, estima-se que existam mais de 2,4 milhões de pessoas com autismo no Brasil. Nos EUA, um estudo divulgado pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention), também em 2025, revela que 1 em cada 31 crianças recebe o diagnóstico de TEA. Esses números reforçam a importância de projetos que promovam a conscientização e a inclusão da comunidade autista na sociedade.

Impactos social e educativo do projeto

Após essa exibição, o curta será apresentado em escolas públicas e privadas de Balneário Camboriú, além de instituições que contemplam pessoas neurodivergentes. Estima-se que o filme irá alcançar nas exibições presenciais iniciais cerca de 6 mil pessoas, entre crianças, famílias, educadores e profissionais especializados.

Além das exibições locais, a produção será inscrita em festivais nacionais e internacionais de cinema e disponibilizada em plataformas digitais, ampliando significativamente seu alcance e potencial de transformação social.

Foto:
Foto:

“Espectronauta: As Aventuras no Planeta TEA” foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú, aprovado pela Fundação Cultural da cidade. Por meio de autorização do Fundo da Infância e do Adolescente (FIA), conta com o apoio das empresas WTM International, Credifoz, Quintal Mágico, Inoven e Instituto Sentir, algumas de regime Lucro Real, com as doações sendo dedutíveis do imposto de renda, conforme previsto nas Leis Federais nº 8.069/90 e nº 13.019/2014, e na Resolução nº 007/2019. O projeto representa um passo importante para a produção audiovisual na discussão sobre inclusão e neurodiversidade na região.

Serviço

  • Evento: Exibição do curta-metragem “Espectronauta: As Aventuras no Planeta TEA”
  • Data: 22 de fevereiro de 2026
  • Horário: 16h
  • Local: Teatro Bruno Nitz, Balneário Camboriú/SC
  • Classificação: Livre
  • Entrada gratuita

Informações adicionais

Este café foi servido com informações de Tatiele Rivera.

PUBLICIDADE