Respeito nos Transportes

Campanha contra assédio nos ônibus começa em Balneário Camboriú

Iniciativa da Prefeitura espalha cartazes e mensagens de denúncia em 24 ônibus e outros pontos da cidade.

Redação Café News 02 de fevereiro de 2026

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio das Secretarias de Assistência Social, Mulher e Família e de Segurança e Ordem Pública, lançou, na sexta-feira (30), a campanha Respeito anda de ônibus: Assédio não tem passagem. A iniciativa foi marcada pela colagem de cartazes nas 24 unidades do transporte público local, na rodoviária da cidade e em estruturas municipais.

Incentivo à denúncia

“Nossa principal expectativa é promover a conscientização e a mudança de comportamento dentro do transporte público”, destaca a coordenadora do Grupo de Proteção à Mulher da Guarda Municipal, Tássia Carvalho Coutinho.

“Esperamos que esta campanha fortaleça a prevenção, encoraje as vítimas a denunciar através do 153 e mobilize a população a não se calar diante do assédio, porque a importunação sexual é crime e não será ignorada”, complementa.

Alerta dentro da rotina

Além disso, a campanha busca fortalecer a rede de proteção e combater e prevenir a violência contra a mulher, levando informação diretamente ao cotidiano das passageiras, conforme salienta a diretora do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres, Anna Nienkötter.

“O trabalho em intersetorialidade é fundamental para que a gestão pública possa avançar. E, quando a gente fala de transportes públicos, tem que entender que assédio e importunação sexual acontecem dentro desses meios de transporte. Por isso, é muito importante quando a gente reconhece, de fato, que isso acontece e lança campanhas como esta”, pontua, reforçando que toda forma de violência deve ser combatida.

Material vai além dos ônibus

O material da campanha, que também está sendo veiculado em painéis de led na rodoviária destacando o número 153 – canal direto da Guarda Municipal para denúncias e pedidos de ajuda –, alcançará, ainda, unidades escolares, de assistência social e de saúde do município, entre outros pontos.

PUBLICIDADE